Diversidade genética entre acessos de abóbora baseada em caracteristicas morfoagronômicas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BORGES, R. M. E.; LIMA, M. A. C. de; RAMOS, S. R. R.; GONCALVES, N. P. da S.; LOURA, E. S. A.; ALENCAR, O. G. de; LANDIM, C. S.; SILVA, U. A. da

Resumo: O objetivo deste trabalho foi estimar a divergência genética em 16 acessos de abóbora do Banco Ativo de Germoplasma de cucurbitáceas da Embrapa Semiárido, com base em caracterização morfológica e agronômica para orientar trabalhos de melhoramento genético com a espécie. Nove descritores foram analisados utilizando-se técnicas de análise por componentes principais. Houve a formação de um grupo, composto por três acessos de localidades diferenciadas. Os acessos 432, 436 e 484 foram os mais divergentes no gráfico de dispersão. As variáveis de maior contribuição para a divergência genética foram: diâmetro maior do fruto e diâmetros da cavidade interna do fruto longitudinal (mm) e latitudinal (mm). Os resultados obtidos indicaram alto grau de variabilidade genética, não havendo relação entre local de coleta e a formação do grupo de similaridade. A maioria dos acessos apresentou grande potencial, em relação aos caracteres avaliados para uso no programa de melhoramento de abóbora da Embrapa Semiárido.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Parte de livro

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.