Aplicação de uréia com inibidor de urease em mudas de cafeeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GARCIA, A. L. A.; GARCIA, A. W. R.; PADILHA, L.; REIS JUNIOR, R. P.; SOUZA, T.

Resumo: O nitrogênio é o nutriente mais exigido pelo cafeeiro, e sua aplicação é geralmente realizada na forma de uréia. Apesar da facilidade de aplicação, podem ocorrer perdas significativas de N para a atmosfera devido a transformação da uréia em amônia, em conseqüência da ação da urease, uma enzima produzida por microorganismos do solo. Este trabalho objetivou avaliar a eficiência do NBPT, um inibidor da ação da urease, na redução das perdas de N por volatilização. O trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação em um esquema fatorial, com três doses de N na forma de uréia na presença e na ausência de NBPT, divididas em dois parcelamentos, e com duas épocas de fornecimento de água, antes e após a aplicação do fertilizante. O fatorial foi acrescido de três tratamentos adicionais sendo, testemunha sem nitrogênio e 7,2g de N em uma única aplicação, com e sem NBPT. Quatro meses após o segundo parcelamento foram avaliados a matéria seca total (M.S.) e o nitrogênio mobilizado. A adição do inibidor de urease a uréia aumentou significativamente a M.S. e nitrogênio mobilizado pelas plantas, com resposta proporcional à dose de N aplicada. A época de irrigação, antes ou após a cobertura, não influenciou em nenhum dos parâmetros avaliados. A testemunha teve comportamento inferior a todos os outros tratamentos, e os tratamentos em dose única, provocaram morte das plantas no segundo dia após aplicação para uréia e no sexto dia em presença do inibidor, o que confirma o modo de liberação lenta do adubo.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Unidade: Embrapa Café

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.