Impacto do aumento da concentração de dióxido de carbono no ar sobre a comunidade microbiana da rizosfera de mudas de eucalipto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, M. de S. dos; GHINI, R.

Resumo: Resumo: O aumento significativo da concentração de dióxido de carbono atmosférico, em decorrência das atividades antrópicas, pode provocar modificações na morfologia e fisiologia das plantas e no ciclo dos patógenos, hospedeiros e antagonistas. Estufas de topo aberto (?open-top chambers?, OTC) foram utilizadas para verificar o impacto do aumento da concentração de CO2 do ar sobre a comunidade microbiana da rizosfera de mudas de eucalipto. Mudas cultivadas em OTCs com injeção de CO2 puro até atingir a concentração de 550 ?mol mol-1 (tratamento E+CO2) foram comparadas com mudas em OTCs sem injeção de CO2 (tratamento E) e em parcelas sem a estufa (tratamento T), em três repetições. Após 30 dias do plantio, amostras compostas de 10g de solo da rizosfera de 5 plantas escolhidas aleatoriamente foram colhidas. Depois foram feitas três diluições para cada amostra: 10-1, 10-2 e 10-3, com três repetições cada. Alíquotas das suspensões obtidas foram transferidas para placas de Petri contendo meios de cultura BDA e NA. A obtenção de colônias de Trichoderma spp. e Bacillus spp. foi maior para os tratamentos (T) e (E), diferindo significativamente do tratamento (E+CO2). Os resultados demonstram que o aumento de CO2 atmosférico pode causar alterações na comunidade microbiana da rizosfera.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Separatas

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.