Levantamento de espécies de cochonilhas-farinhentas em parreirais no Vale do São Francisco.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: OLIVEIRA, A. C.; SOUZA, I. D. de; FERNANDES, M. H. de A.; SILVA, C. S. B. da; PINTO JUNIOR, E. S.; OLIVEIRA, J. E. de M.

Resumo: Cochonilhas-farinhentas fazem parte de um grupo de insetos de considerável expressão nos parreirais no Vale do São Francisco. O objetivo deste trabalho foi identificar as espécies de Pseudococcidae associadas aos agroecossistemas de videira desta região. Exemplares foram coletados em raízes, troncos, folhas e cachos de videira, e em raízes e parte aérea de plantas invasoras. Os insetos foram fixados em álcool 70% e enviados a especialistas. Constataram-se as espécies Planococcus sp., Dysmicoccus brevipes e Phenacoccus solenopsis. Essa última, associada exclusivamente à parte aérea de plantas de malva (Herissanthia crispa). D. brevipes foi encontrada na parte aérea de tiririca (Ciperus rotundus), de capim-cinco-dedos (Digitaria sanguinalis) e em raízes e troncos de videiras; enquanto Planococcus sp. foi encontrada na parte aérea (tronco, folhas e cachos) de videira. Os exemplares do gênero Planococcus pertecem ao complexo de espécies crípticas P. minor/P. citri, cuja identificação depende da aplicação de técnicas de biologia molecular que já está em andamento. Esses resultados fornecem informações que dão maior segurança aos setores envolvidos na comercialização, pois não foram constatadas espécies de importância quarentenária. Esses resultados são a base para a adaptação e/ou para o desenvolvimento de um sistema de manejo integrado para esse grupo de insetos.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Parte de livro

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.