Efeito da dose de pFSH na produção in vivo de embriões de ovelhas da raça Dorper exploradas no Semiárido do Nordeste do Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: SOUZA, T. T. dos S.; LOIOLA FILHO, J. B.; MONTE, A. P. O. do; MIRANDA, M. de S.; CORDEIRO, M. F.; LOPES JÚNIOR, E. S. L.

Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de duas diferentes doses de pFSH na produção in vivo de embriões de ovelhas Dorper exploradas no Semiárido do Nordeste do Brasil. Doze ovelhas dessa raça foram igualmente distribuídas em dois grupos, de acordo com o peso, tendo o grupo pesado (PS), animais acima de 50 kg e o grupo leve (LV), de até 50 kg. PS e LV foram divididos em dois subgrupos de três animais, de acordo com o tratamento superovulatório empregado, sendo os subgrupos PS-200 e LV-200 tratados com 200 mg de pFSH e PS-128 e LV-128, com 128 mg do mesmo fármaco. O estro das ovelhas foi monitorado a cada 4 horas, utilizando-se um carneiro Dorper, que cobriu as ovelhas no início do estro e 24 horas após. Seis dias após a primeira monta, foi realizada a colheita de embriões pelo método de laparotomia. O lavado uterino com os embriões foi avaliado sob estereomicroscópio. Não foi observada diferença estatística (P<0,05) entre os grupos com relação à resposta estral e à qualidade embrionária. Portanto, pode-se concluir que a redução da dose comercial (200 mg/ovelha) de pFSH, independente da categoria de peso corporal, foi eficaz na produção in vivo de embriões em ovelhas Dorper.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Parte de livro

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.