Aspectos anatômicos dos elementos secretores e análise química do óleo-resina na folha de Copaifera multijuga Hayne (Leg. Caes.).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: ZOGHBI, M. das G. B.; NASCIMENTO, M. E. do; MARTINS-DA-SILVA, R. C. V.

Resumo: O óleo-resina extraído do interior do tronco de Copaifera multijuga é produzido em diferentes órgãos da planta, tanto nos vegetativos como reprodutivos. O material botânico utilizado no presente trabalho foi coletado no município de Itaituba - Pará. Tendo como principal objetivo analisar os aspectos da anatomia dos elementos secretores e os componentes químicos do óleo-resina e óleos essenciais obtidos por hidrodestilação. As exsica tas encontram-se registradas no Herbário IAN/EMBRAPA, Amazônia Oriental. As folhas proveniente de árvores, foram estudadas em nível anatômico, na Universidade Federal Rural da Amazônia ? UFRA. As amostras botânicas e as amostras de óleos resinas de três árvores de C. multijuga (Amostras A, B e C).Os elementos secretores presentes na folha, ocorrem no interior do mesofilo. São glândulas bem desenvolvidas, algumas apresentando conteúdo lipídico no seu interior. A maior porcentagem de óleo essencial foi de 75,0% e 74,5% presentes nas amostras A e C, quando comparadas à amostra B (50,7%). O componente principal do óleo resina de C. multijuga foi o ?-cariofileno, com uma porcentagem um pouco maior na Amostra B (54,7%) quando comparada às amostras A (42,1%) e C.(42,0%). Os óleos das três árvores estudadas apresentaram diferenças quantitativas: a porcentagem de ?-elemeno e de ?-elemeno foi mais elevada na Amostra A; enquanto que a porcentagem de trans-?-bergamoteno foi maior na Amostra C. Nas duas últimas amostras citadas, além de ?-cariofileno os autores identificaram os seguintes diterpenos: ácido copálico (11,0% e 1,9%, respectivamente), e ácido 3-acetoxi-copálico (6,2% e 0,8%, respectivamente), o que também evidencia diferenças na composição química entre espécimes de C. multijuga

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Separatas

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.