Unidade de Referência Tecnológica em iLPF como ferramenta de transferência de tecnologia para recuperação de pastagem degradada em Porto Velho, Rondônia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PASSOS, A. M. A. dos; TOWNSEND, C. R.; CIPRIANI, H. N.; GODINHO, V. de P. C.; BOTELHO, F. J. E.; MARCOLAN, A. L.; UTUMI, M. M.

Resumo: O sucesso dos sistemas iLPF está relacionado com a escolha de tecnologias apropriadas para as diferentes ecorregiões. A Embrapa e parceiros vêm desenvolvendo tecnologias correlatas ao iLPF que apresentam vantagens técnicas e financeiras em relação àquelas utilizadas pelos agricultores. Em razão da diversidade de sistemas iLPF, é primordial a formação e implementação de uma rede de informações técnico-científicas como principal elemento catalisador e propulsor do processo de inovação. Alguns condicionantes e estratégias são especialmente impactantes à transferência de conhecimentos e tecnologias (TT) nos projetos de iLPF, como é o caso da implementação das Unidades de Referência Tecnológica (URTs). Em 2012, foi implantado uma URT, no campo experimental da Embrapa Rondônia em Porto Velho, com a utilização de lavouras de milho cultivadas em sistema Santa Fé, em consórcio com a braquiária Urochloa ruziziensis e U. brizantha cv Xaraés, em metade da área, com cada forrageira. A área foi subdividida com renques de eucaliptos implantados em consórcio com a lavoura de milho e as forrageiras. A URT em iLPF da Embrapa Rondônia na região amazônica abarca os objetivos de TT ao estabelecer exemplos de funcionamento dos sistemas de produção e das tecnologias mais adequadas às condições locais, favorecendo a adoção de novas técnicas, atitudes e (ou) comportamentos, fato que implica em mudanças na visão dos produtores rurais e sua relação com a produção.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.