Caracterização agronômica de híbridos interespecíficos entre a palma de óleo africana (Elaeis guineensis) e o caiaué da amazônia (E. oleifera) m área de ocorrência do amarelecimento fatal.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: SANTOS, R. R. S. dos; ROCHA, V. K. G. da; SILVA, M. P. da; GOMES JUNIOR, R. A.

Resumo: O dendê (Elaeis guineensis Jacq.), cultura de grande importância sócio-econômica no Estado do Pará, tem alto potencial de crescimento no Brasil. O dendezeiro é uma planta que apresenta a maior produtividade entre as oleaginosas cultivadas, contribuindo com a geração de empregos e proteção do solo devido seu caráter perene. A principal limitação da cultura no Brasil é o amarelecimento fatal (AF). Este trabalho tem por finalidade caracterizar agronomicamente progênies de híbridos interespecíficos da palma de óleo africana (Elaeis guineensis) e o caiaué da Amazônia (E. oleifera) em área de ocorrência do AF. O estudo foi realizado em três experimentos com quarenta e duas progênies diferentes de híbridos interespecíficos, cada experimento é composto por dezesseis progênies, em delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições e doze plantas por parcela e três progênies comuns nos três experimentos. Os dados de produção anual destes experimentos de híbridos interespecíficos foram superiores aos relatos das cultivares de E. guineensis.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Separatas

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.