Plano Diretor da Unidade

A elaboração do IV Plano Diretor da Embrapa Caprinos e Ovinos (IV PDU) seguiu a metodologia corporativa de elaboração dos Planos Diretores das Unidades da Embrapa, a qual contempla: Análise Estratégica, Formulação Estratégica e Validação pelo Conselho Assessor Externo e Pactuação com a Diretoria Executiva da Embrapa
 
O IV PDU da Embrapa Caprinos e Ovinos define os projetos e ações gerenciais essenciais, cuja execução se dará no período 2008-2011, e terá como foco os cenários futuros até 2023, para que venham a contribuir com a superação dos desafios científicos e tecnológicos para o desenvolvimento da sociedade, concentrando seus esforços na viabilização de soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da caprinocultura e da ovinocultura.
 
A demanda mundial por alimentos deve se elevar nos próximos anos, sendo o Brasil um dos países que apresenta a melhor combinação de fatores de produção para expandir a oferta de forma sustentável. Segundo a OCDE e FAO, as exportações de carnes e de lácteos deverão dobrar até 2015, com deslocamento da oferta exportadora de commodities competitivas dos países ricos para os emergentes. Este comportamento é esperado também para o mercado interno brasileiro, o que gerará uma demanda por alimentos que pode ser atendida parcialmente com a carne e o leite de pequenos ruminantes.
 
Neste cenário, podem-se projetar significativas oportunidades para os produtos da caprinocultura e da ovinocultura tanto na dimensão econômica, quanto na social. No caso da ovinocultura brasileira, destacam-se a carne e a pele cujas produções atuais não atendem às necessidades do mercado interno, que tem sido amplamente abastecido por produtos importados. No caso dos produtos da caprinocultura, destacam-se a carne e o leite por suas características nutricionais, que lhes conferem importante potencial de mercado em virtude do crescimento do consumo de alimentos saudáveis e funcionais.
 

Baixe o arquivo .pdf