PUBLICADOR DE CONTEÚDO WEB

Destaques

Voltar

Pesquisadores da Embrapa são homenageados pela Câmara Legislativa do DF

Foto: Liliane Castelões

Liliane Castelões -

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, em 18 de maio, na AgroBrasília 2018 – Feira Internacional dos Cerrados, encerrada dia19 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (PAD-DF), a sessão solene em homenagem aos “Agentes Transformadores do Campo”. Todos os 46 homenageados realizam atividades de destaque no espaço rural do DF. Entre os homenageados estão três pesquisadores da Embrapa.

O pesquisador Eduardo Alano, da Embrapa Cerrados (Brasília, DF) foi homenageado pelo desenvolvimento de “Novas cultivares de mandioca com maior valor nutritivo e gerando renda para os produtores”. A pesquisadora Milza Moreira Lana, da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), recebeu “Moção de Louvor” pelo seu trabalho sobre “Manuseio pós-colheita de hortaliças com aumento de durabilidade e redução de perdas”. Já o pesquisador Thales Rocha, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), teve seu empenho reconhecido pelo “Desenvolvimento de produto com uso de tecnologia verde para controle de pragas em plantações”.

Os produtores que utilizam as tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa também foram homenageados. Representando os produtores de hortaliças recebeu a homenagem Antônio de Carvalho e José Arnaldo Falqueto, representante dos participantes da Rede de Melhoramento Participativo de mandioca. Os agraciados receberam a “Moção de Louvor” das mãos do deputado Joe Valle (PDT-DF), presidente da Câmara Legislativa do DF e proponente da sessão solene.

Os deputados distritais Chico Vigilante (PT-DF), Cristiano Araújo (PSD-DF) e Telma Rufino (PROS-DF) participaram da sessão solene. Entre as autoridades que compuseram a mesa da solenidade, estavam o secretário de agricultura do DF Argileu Martins, o secretário de fazenda do DF Wilson de Paula, o chefe geral da Embrapa Cerrados Cláudio Karia, representando o diretor-presidente da Embrapa, e a diretora executiva da Emater-DF Isabel Cristina Lima.
 “É preciso valorizar as pessoas que vivem nas áreas rurais e fomentar políticas públicas de geração de renda e promoção da inclusão produtiva e, ainda, promover ações com foco na inovação tecnológica para superação das barreiras que limitam a produção. Por tudo isso, é com muita honra que fazemos essa homenagem aos que se dedicam ao próximo”, afirmou Joe Valle. O secretário de agricultura Argileu Martins destacou que o reconhecimento do Poder Legislativo é uma motivação aos que trabalham em prol do desenvolvimento rural.

O chefe geral da Embrapa Cerrados Cláudio Karia abordou a importância do trabalho de uma empresa pública de pesquisa, como a Embrapa. “É preciso que os parlamentares e a sociedade entendam o que é uma empresa pública de pesquisa, que visa à sustentabilidade da agricultura brasileira. As nossas atividades são distintas de uma empresa privada. Qual empresa privada, por exemplo, teria interesse em fazer o zoneamento agrícola? Nós fizemos e esse trabalho virou política pública”, declarou. Karia ainda citou outros exemplos de pesquisas desenvolvidas pela empresa, como a tropicalização da soja, que permitiu a inserção do Cerrado ao processo produtivo agropecuário brasileiro.

Liliane Castelões (16.613 (MTb/RJ))
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens


Eventos


Facebook

 

 

 

Publicações | ver mais