Notícias

26/04/13 |   Produção animal

Dia de Campo na TV - Gado Nelore com a marca Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fabiano Bastos

Fabiano Bastos - BRGN Embrapa.

BRGN Embrapa.

Este programa foi ao ar no dia 26 de abril de 2013.

Os programas de melhoramento genético de bovinos da Embrapa buscam a seleção de animais que tenham as características econômicas desejadas pelo pecuarista brasileiro, garantindo mais produtividade e rentabilidade aos produtores. Desenvolvida pela Embrapa Cerrados desde 2000, a marca Brasil Genética Nelore (BRGN) é hoje reconhecida pelo seu diferencial dentro da raça Nelore, oferecendo ao mercado animais com a rusticidade necessária à condição do bioma Cerrado, além de elevado desempenho zootécnico.

Para formar o rebanho inicial, a Embrapa Cerrados fez parcerias com criadores participantes do Programa Nelore Brasil, da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). O Nelore Mocho BRGN foi concebido a partir de matrizes de mérito genético superior, com o objetivo de avaliar a contribuição do componente genético animal, do ponto de vista bioeconômico, para a sustentabilidade de sistemas integrados lavoura e pecuária no bioma. Os animais são criados a pasto, e se adaptam aos períodos de seca prolongada do Cerrado, com oferecimento de forragem.

Desde então, e seguindo rigoroso programa de seleção baseado em critérios que estão fundamentalmente ligados ao lucro da atividade pecuária, o Nelore BRGN vem sendo aprimorado ao longo desses 13 anos de trabalho da Embrapa Cerrados. As características econômicas básicas adotadas no Nelore BRGN são: fertilidade, habilidade maternal, velocidade de crescimento pré e pós desmame e qualidade de carcaça.

Com o apoio de parceiros, biotécnicas reprodutivas como a inseminação artificial, a transferência de embriões e a fecundação in vitro deverão ser utilizadas para a produção de indivíduos com as características genéticas superiores do Nelore BRGN. As parcerias também têm viabilizado a comercialização de sêmen e embriões, o que facilita a difusão da genética BRGN para pecuaristas de diferentes estados brasileiros.

O Dia de Campo na TV sobre Gado Nelore com a marca Embrapa foi produzido pela Embrapa Cerrados e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Breno Lobato (DRT-MG 9417)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/