Centro de Desempenho Animal - Embrapa

O Centro de Desempenho Animal – CDA – é uma estratégia, que através de vários projetos, realiza estudos e dispõe de Tecnologias e Ativos de Inovação prontos para uso, que potencializam as ações de Transferência de Tecnologia, sendo uma Unidade de Demonstração das tecnologias da Embrapa e seus parceiros. O Centro alia a investigação científica das ações de Pesquisa e Desenvolvimento com ações de Transferência de Tecnologia, promovendo impacto relevante na pecuária de corte do bioma Cerrado.

Dentre os Ativos de Inovação que fazem parte do portfólio de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento do CDA podemos destacar:

O Teste de Desempenho de Touros Jovens identifica touros jovens das raças zebuínas de forma acurada, avaliados e aprovados a pasto para características produtivas, reprodutivas, de carcaça e biótipo. Nas 23 edições já realizadas até aqui, cerca de 1.300 animais avaliados foram comercializados, com em média 30 filhos por ano em cinco anos de vida reprodutiva, representa cerca de 200 mil bovinos. Aliado aos cerca de 30 animais encaminhados às Centrais de Inseminação, com média de 2.000 doses produzidas ao ano, acrescentariam outros 300 mil bovinos, ultrapassando com folga a marca de meio milhão de animais, com mérito genético superior para a produção de carne alcançando todo o bioma Cerrado.

Identificação de animais geneticamente superiores para eficiência alimentar – CAR –, que serão mais eficientes em produzir carne. A identificação e posterior disponibilização desse material genético pode incrementar a rentabilidade da pecuária. Tanto pelo aumento do número de animais na mesma área de pastagem, em virtude da menor necessidade de forragem, quanto pelo menor gasto com alimentação em caso de animais em sistemas de produção intensiva. A alimentação é o principal custo na produção animal, a identificação de animais mais eficientes na transformação do alimento ingerido em produto animal, bem como a disseminação dessa genética pela progênie desses animais, resultará em grande impacto econômico, com redução de custo e aumento da lucratividade na pecuária de corte do Estado do biomao Cerrado.

Resultados

Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros Superiores 2021

A avaliação de Eficiência Alimentar de Touros Superiores das Raças Guzerá, Nelore e Tabapuã tem por finalidade identificar fenótipos promissores em eficiência alimentar através da mensuração do consumo e ganho de peso, além de características morfológicas e de ultrassonografia de carcaça.

 

Resultado FINAL EA-CAR GUZERÁ E TABAPUÃ 2021

 

Resultado FINAL EA-CAR Raça  NELORE 2021

 

 

Resultados Anos das Avaliações em Anteriores

Resultados das pesagens do 24º TDTJ - Raça Nelore 

Resultado Final do 23º TDTJ - Raça Nelore PO

Resultado Final do 23º TDTJ - Raça Nelore CEIP

Resultados da Prova de Eficiência Alimentar e Precocidade Sexual de Fêmeas Jovens da raça Nelore (Dezembro/2020)

Resultados da Prova de Eficiência Alimentar e Precocidade Sexual de Fêmeas Jovens da raça Tabapuã Embrapa/AGCZ (Dezembro/2020)

23º TDTJ - Pesagem de entrada - Nelore

23º TDTJ - Regulamento

Resultados da Prova de Eficiência Alimentar de Touros da Raça Guzerá oriundos do 22º TDTJ

Resultados da Prova de Eficiência Alimentar de Touros da Raça Tabapuã oriundos do 22º TDTJ

Resultados da Prova de Eficiência Alimentar de Touros da raça Nelore oriundos do 22º TDTJ

Relatório Final da Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros Superiores da Raça Nelore - Março-Maio de 2020

22º TDTJ - Relatório Final da Prova de Ganho em Peso da Raça Nelore

22º TDTJ - Resultados da Raça Nelore

21º TDTJ - Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros da Raça Brahman

21º TDTJ - Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros da Raça Guzerá

21º TDTJ - Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros da Raça Nelore

21º TDTJ - Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros da Raça Tabapuã

Teste de Desempenho de Touros Jovens Embrapa Cerrados 2016/2017

Teste de Desempenho de Touros Jovens Embrapa Cerrados 2015/2016

Teste de Desempenho de Touros Jovens Embrapa Cerrados 2014/2015

Mais Informações

Acesse a página do Núcleo Regional Embrapa Cerrados, instalado na Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO).

Maiores esclarecimentos via e-mail: cnpaf.pilp@embrapa.br ou por telefone: (62) 3533-2205 com Renata ou Marcos Fernando.