Produção Nacional

Abaixo o usuário encontra dados numéricos, gráficos e cartográficos sobre evolução anual do efetivo de rebanho ovino/caprino (cabeças), produção de carne ovina/caprina (quilograma), produção de lã ovina/leite de cabra (quilograma) e rebanho ovino tosquiado (cabeças).

Conforme o interesse, os dados podem ser obtidos para vários recortes territoriais (Brasil, Regiões, Estados e Municípios) entre os anos de 2007 e 2016. O sistema será atualizado a cada nova estatística oficial disponibilizada.

Os dados são oriundos da Produção Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vale ressaltar que a Produção Pecuária Municipal (PPM/IBGE) não disponibiliza dados anuais sobre a produção de carne e leite para ovinos e caprinos. Estas estatísticas são levantadas apenas no Censo Agropecuário, que tem sido publicado em intervalos de aproximadamente 10 anos.

Entretanto, a busca por estas informações tem sido recorrentes pelos produtores, técnicos, agentes de mercados, formuladores de políticas públicas, entre outros agentes das cadeias produtivas de caprinos e ovinos.

Diante desta demanda, o Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos propõe uma estimativa da produção potencial de carne ovina/caprina e leite de cabra utilizando uma metodologia adotada pela FAO para estimar a produção destes produtos para o Brasil.

Sendo assim, as estimativas levam em consideração a utilização de índices amplos, ou seja, indicadores médios nacionais. Estes indicadores médios poderão resultar em subestimação ou superestimação da produção, sendo assim uma primeira aproximação que, no futuro, deverá ser ajustada  às condições de cada Estado, município ou polo produtivo do Brasil.

Ressalta-se o compromisso da Plataforma CIM em continuar, mediante acordos de parcerias com agentes do setor público e do setor produtivo, aperfeiçoando os modelos de estimativas de produção de carne e leite de origem caprina e ovina, contribuindo para a ampliação das estatísticas do setor.

Faça sua consulta

Page Title

Explore por cadeia: Produto: Território:

Dados Gráficos

Evolução Anual do Efetivo de Rebanho de Caprinos (Cabeças)

Dados Cartográficos

Visão Territorial do Efetivo de Rebanho de Caprinos (Cabeças) (2016)



A visualização em classes não é suficiente para expressar a concentração territorial da produção de . Para expressar a concentração, o total da produção foi dividido em 4 quartéis, ordenados de Q4 à Q1, onde cada quartel reúne cerca de 25% do volume analisado em um número variável de microrregiões. O Q4 compreende as microrregiões de maior volume analisado.

Visão Territorial da Concentração do Efetivo de Rebanho de Caprinos (Cabeças) (2016)(Quartéis)

Dados Numéricos

Navegue pelos dados completos de produção detalhados por municípios. De acordo com a seleção utilizada, será apresentado uma tabela da série da PPM, no respectivo nível de território selecionado.

Evolução Anual do Efetivo de Rebanho de Caprinos (Cabeças)