Agente causal e principais sintomas

É uma doença venérea crônica dos carneiros, caracterizada pelo aumento de volume e consistência do epidídimo e atrofia dos testículos. Chamada de epididimite ovina, a enfermidade é causada pela Brucella ovis, e está presente em algumas regiões do Brasil, conforme inquéritos sorológicos.

 

Importância econômica

Os prejuízos econômicos causados pela doença estão associados à diminuição da fertilidade e da vida reprodutiva de carneiros, períodos de parição prolongados e, ocasionalmente, abortos em matrizes.

 

Via de transmissão

Por meio do sêmen, leite e colostro contaminados e materiais oriundos de abortos.

 

Diagnóstico clínico

O diagnóstico clínico é feito pela palpação dos testículos, que apresentam consistência macia e atrofia. Verifica-se também aumento do volume da cauda e cabeça do epidídimo. O diagnóstico sorológico demonstra a presença de anticorpos contra Brucella ovis e na cultura do sêmen, a presença do microrganismo. Vale salientar que somente a avaliação clínica dos animais com sinais característicos (reprodutores e matrizes) não é confirmatório da Brucelose Ovina, deve-se levar em consideração as infecções por outros agentes etiológicos.

 

Manejo preventivo e controle

O controle da B. ovis é baseado na identificação, isolamento e eliminação de animais soropositivos. Recomenda-se como prevenção e controle a criação isolada de carneiros jovens e adultos; os exames clínico e sorológico periódicos, antes do período de monta; e a entrada no rebanho de carneiros com exames clínico e sorológico negativos.

Para usar dados desta página como referência:
EMBRAPA CAPRINOS E OVINOS. Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos. Brucelose ovina. Disponível em: https://www.embrapa.br/cim-inteligencia-e-mercado-de-caprinos-e-ovinos/zoossanitario-brucelose. Acesso em: (colocar a data de acesso no formato do exemplo a seguir: 11.jul.2020)

 

Publicações Brucelose

Em função das restrições do período eleitoral, não estamos exibindo as publicações desta página. Mas você pode consultar o acervo público da Embrapa por meio da nossa ferramenta de busca ou de um dos nossos repositórios de acesso aberto. Saiba mais em https://www.embrapa.br/publicacoes-e-bibliotecas

Mais publicações

Brucelose Ovina

Prevalência no Rebanho: Dispersão por Estado

Selecione o Estado:

Dispersão por Microrregião

Dispersão Espacial da Prevalência por Propriedade

Categoria do Animal:

Dispersão Espacial da Prevalência no Rebanho