Notícias

18/06/14 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Livro mostra uso culinário do pinhão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Katia Pichelli

Katia Pichelli - Lançamento do livro

Lançamento do livro "O Pinhão na Culinária"

Muitas formas de degustar pinhão foram conhecidas pelos curitibanos no sábado, 14/06, no lançamento do livro "O Pinhão na Culinária". Editado pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), o livro reúne 63 receitas salgadas e 37 receitas doces com esta iguaria tipicamente brasileira. Destas cem receitas, dez foram degustadas pelas cerca de 400 pessoas que foram ao Mercado Municipal de Curitiba participar do evento.

A primeira parte do lançamento contou com discursos das instituições envolvidas na elaboração da publicação. Embrapa Florestas, Colégio Julia Wanderley e Unibrasil contaram como foi o processo de produção do livro, que envolveu desde elaborar e testar o potencial nutricional e o sabor de cada uma das receitas, inclusive a criação de receitas inéditas, até a produção editorial e ressaltaram a importância das parcerias. Também discursaram o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Antônio Caetano de Paula Júnior e o Chefe Geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede.

Em seguida, um vídeo mostrou as pesquisas realizadas pela Unidade com araucária. Finalizando a primeira parte do evento, a Secretaria do Meio Ambiente e a Embrapa Florestas entregaram ao Grupo DSR - Inteligência Logística, uma placa pela parceria no pagamento por serviços ambientais aos produtores rurais participantes do Projeto Estradas com Araucárias (mais informações, clique aqui).   

A segunda parte do evento foi a degustação de pratos feitos com pinhão. Além dos participantes do lançamento, os pratos elaborados atraíram visitantes do Mercado Municipal de Curitiba, em especial do Prefeito da cidade, Gustavo Fruet, que também divulgou o livro em seu perfil no Facebook.


Mais sobre o livro
Editado pela Embrapa, o livro reúne cem receitas doces e salgadas produzidas com essa iguaria tipicamente brasileira, além de informações sobre valor nutricional e dicas culinárias.

Cada receita, além dos ingredientes e modo de fazer, tem o tempo de preparo, rendimento, calorias por porção e uma foto do prato finalizado.

O livro tem como autoras as pesquisadoras Rossana Catie Bueno de Godoy e Cristiane Helm, da Embrapa Florestas; as nutricionistas Maria de Fátima de Oliveira Negre e Geisa Liandra de Andrade de Siqueira e a técnica em nutrição e dietética, Lídia Maria Mendes, da Escola Estadual Júlia Wanderley.

O trabalho de produção do livro envolveu ciência e prática, com a criação, elaboração e teste de cada uma das receitas. A diagramação do material contou com a parceria do curso de Design da Unibrasil.

Quer saber mais sobre o potencial nutricional do pinhão? Acesse aqui mais informações.

 

Como adquirir o livro:

Livraria Virtual da Embrapa: www.embrapa.br/livraria

Livraria do Chain: www.livrariadochain.com.br/

 

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/