O Aedes aegypti é conhecido por ser um mosquito adaptado ao ambiente doméstico, mas essa aproximação com o meio urbano não significa que ele não tenha capacidade de proliferação no meio rural. As propriedades rurais contam com locais de riscos capazes de servirem como criadouro para o transmissor da dengue, febre Chikungunya e vírus Zika. Casos dessas doenças têm sido reportados, por exemplo, em áreas periurbanas do Distrito Federal e em comunidades das zonas rurais de Piracicaba e Ribeirão Preto, em São Paulo. Diante do desafio de combater o Aedes também nas zonas rurais, as Boas Práticas Agropecuárias incluem orientações para que o produtor não deixe em local descoberto nenhum utensílio que possa acumular água e mantenha limpos os bebedouros dos animais.

Notícias

Artigo - O aprendizado da agricultura no combate ao Aedes aegypti

A redução efetiva da população de Aedes aegypti requer práticas de manejo integrado, que combinem diferentes ações de controle.

Embrapa propõe manejo integrado para combater o Aedes aegypti

A pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Rose Monnerat afirmou nesta terça, 18, que é preciso “empoderar” a população no combate ao mosquito, realizando o chamado “manejo...

Soluções tecnológicas

Projeto

Vídeos


16/03/2016     
Conexão Ciência aborda desafios no combate ao Aedes aegypti
Duração: 27:21"   ¦   179 Visualizações
17/03/2016
Aedes aegypti em propriedades rurais
Duração: 3:35"   ¦   97 Visualizações
07/03/2016
Mobilização contra o Aedes Aegypti I Terra Sul
Duração: 3:34"   ¦   142 Visualizações
01/03/2016
Mutirão Embrapa no combate ao Aedes aegypti
Duração: 5:34"   ¦   91 Visualizações