A capital do Pará recebe a 17ª edição do Congresso Brasileiro de Mandioca e 2ª do Congresso Latino-Americano e Caribenho, de 12 a 16 de março, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. O evento é o principal fórum de integração dos agentes da cadeia produtiva da mandioca, representados por instituições de ensino, pesquisa, fomento, extensão rural, defesa vegetal, produtores e empresários. Para esta edição do congresso são esperados cerca de mil participantes.
Na programação do Congresso, 13 especialistas de sete Unidades da Embrapa no Brasil (Embrapa Acre, Embrapa Amapá, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Roraima e Embrapa Trigo) e da sede da Empresa, em Brasília, vão apresentar palestras e mediar mesas de debate sobre diferentes temas, entre eles, a importância da mandioca para a conservação da agrobiodiversidade; a produção de mandioca no Sistema Bragantino” e “Trio da Produtividade”; o cultivo de mandioca na roça sem fogo; manejo integrado de pragas; identidade geográfica dos produtos da mandioca; entre outros temas.
A mandioca é um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. Mais de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil é o segundo maior produtor mundial. De acordo com dados do IBGE, o país produziu na safra de 2017 quase 20 milhões de toneladas de mandioca, colhidas em uma área de cerca de 1 milhão e 400 mil hectares.
Vídeos
![]() | 16/05/2017 Mandiocas de mesa Duração: 4:49" ¦ 50382 Visualizações | |
![]() | 01/08/2017 Embrapa Amazônia Oriental - Pesquisadoras estabelecem maneira segura de produzir o tucupi Duração: 3:00" ¦ 17107 Visualizações |
Notícias