Início       Biblioteca Multimídia      Pesquise!       Ações Educativas      Conheça a Embrapa    Fale conosco

Árvores

Cenário Árvores: Floresta com Amai e Rudah brincando, além de pássaros, o cavalinho, o sabo, borboleta, abelhas e pássaros

Voltar

Árvores urbanas e sua importância

As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, e aí fica bem mais gostoso andar pelas ruas. Você pode caminhar pelas calçadas, praças e parques, divertir-se e ser mais saudável.

Caso também na sua casa haja uma árvore, ela protegerá a sua pintura da luz forte do sol, o que a conservará mais bonita e evitará que tenha de ser pintada com mais frequência. Além disso, a sombra dessa árvore poderá deixar mais fresco também o asfalto em frente da sua casa. 

Se for uma árvore da qual caiam folhas e flores, você vai ter um trabalhinho para limpar, o telhado, o chão e as calhas; mas faça isso com praszer; pois, em compensação, com isso a árvore se renovará e mais benefícios trará.

 

Agora, se você tiver um quintal, melhor ainda! Poderá plantar nele uma árvore frutífera (como jabuticabeira e laranjeira, por exemplo), e terá frutos gostosos, para apanhar com a mão, em determinadas épocas do ano.

Mas, se seu pai construir em todo o terreno da casa, dai não sobrará espaço para plantar nele uma árvore. Então, é bom  lembrá-lo de que é importante um quintal sem cimento ou piso. Ah, isso também vai ajudar a não aumentar as enxurradas na cidade, pois uma parte da água da chuva ficará na terra que abriga também a sua árvore.

Lembra daqueles dias bem secos, em que às vezes até o seu nariz sangra por causa da secura? Pois é, as árvores ajudam, ainda, a aumentar a umidade da cidade, pois, quando transpiram, liberam água para o ambiente. Além disso, elas tiram do ar a poeira e o excesso de carbono que o poluem.

As árvores embelezam as nossas cidades e nos dão a sensação, física e psicológica, de bem-estar: que é quando percebemos a natureza e nos sentimos bem.

Porém, não basta plantar árvores na calçada, elas precisam também de ser cuidadas! Ah! E quando alguém for cuidar dela, pode ser que tenha que cortar um galho ou um ramo seu. Isso se chama "poda", e é algo benéfico para ela.  Mas, repare bem, a poda exagerada pode causar mal para a planta, e, portanto, deve ser evitada. 

 

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite