Início       Biblioteca Multimídia      seriedade!       Ações Educativas      Conheça a Embrapa  Nossa turma 

26/05/14 |

Ação Educativa premia escola de Londrina, PR

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Entre 2013-2014, a Embrapa realizou uma Ação Educativa para integrar informações pesquisadas pela Empresa à realidade local. As escolas participantes deveriam elaborar um projeto de ciência, e, para isso, contaram com o apoio de Unidades da Embrapa.

A Escola Pinheiros, de Londrina (PR), foi a vencedora, da região Sul, em atividades proposta pela Ação Educativa, e ganhou o kit de Minibiblioteca da Embrapa, composto por 240 livros. A escola desenvolveu o projeto “Diminuição e reaproveitamento de resíduos e agricultura caseira”, com o apoio da Embrapa Soja.

Ao desenvolver o projeto, a escola tinha o objetivo de construir uma composteira orgânica caseira, verificar sua eficiência e utilidade, construir uma horta vertical caseira, e verificar a eficiência de tal horta.

Separado semanalmente na casa dos alunos, o lixo foi misturado com partes de terra para a realização da compostagem, uma vez que, na terra, encontram-se microrganismos decompositores que atuam sobre os restos orgânicos dos alimentos. Para facilitar a decomposição, os alimentos foram picados antes de serem misturados com terra e adicionados na composteira caseira, obedecendo-se, para isso, ao princípio de superfície de contato, estudado em cinética química.

O projeto gerou debate entre alunos e professores, sobre as aplicações dessa tecnologia, quando esses observaram que os alimentos eram transformados em composto alguns dias depois de serem misturados na composteira. Também foram discutidos conteúdos relativos às reações químicas ocorridas durante a decomposição dos alimentos, assim como aspectos da sustentabilidade e da preservação ambiental, com a redução das quantidades de lixo produzidas nas residências.

O projeto teve a supervisão do professor Eduardo Mozart Machado, e a aluna Maiara Monzani dos Santos foi selecionada pela direção da escola para representar os alunos na premiação, cuja solenidade ocorreu em Brasília-DF.

 

Embrapa Soja

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

concursosccweb