Início       Biblioteca Multimídia      Pesquise!       Ações Educativas      Conheça a Embrapa    Fale conosco

Solos

Voltar

O solo e o plantio na agricultura

Arthur planta mandioca, cenoura, tomate e outros alimentosSolo é vida!

Conhecido também como terra, o solo é importante para todos os seres vivos; pois é nele que o agricultor produz nosso alimento do dia a dia.

Quando o agricultor utiliza o sistema de monocultura, ou seja, quando ele cultiva num mesmo local somente um tipo de planta, o solo pode ficar cansado e empobrecido.

 

Cuidados com o solo

Para evitar esse empobrecimento do solo, é importante fazer a “rotação de culturas”, que nada mais é do que alternar o plantio de diversas culturas numa mesma área, de uma safra para outra. Na rotação de culturas, os agricultores plantam uma leguminosa como a soja, por exemplo, e, no ano seguinte, plantam no lugar dela (depois de sua colheita, é claro) outra cultura como milho ou algodão.

Outro aspecto importante, que o agricultor deve respeitar, é o tipo de cultivo mais adequado para cada região. Em áreas de morros, os plantios de florestas e de culturas perenes (como o café e a laranja), que necessitam de revolvimento do solo, são mais indicados. Já para as áreas planas o indicado é a produção de grãos é mais indicada, visando reduzir a erosão do solo e a contaminação dos rios.

Fonte: Embrapa Agrobiologia


Assista a esse vídeo e aprenda mais sobre solos...