1. Propor a aplicação de diretrizes e soluções inovadoras voltadas à administração e ao desenvolvimento de pessoas;
  2. Propor e gerenciar diretrizes de recrutamento e seleção de pessoas, alinhando o perfil demandado à estratégia organizacional;
  3. Definir e gerenciar  processos que visem o cumprimento  da legislação trabalhista   e  das   normas   internas   de  administração   de  pessoas, visando à   convergência    de    interesses   entre    a    Empresa,    as representações organizadas e os empregados;
  4. Propor   e  desenvolver   estratégias   de  remuneração   competitiva   e gerenciar os mecanismos  de recompensa  que a Empresa oferece aos empregados em contra prestação ao serviço executado e resultados entregues;
  5. Propor e implantar estratégias voltadas ao acompanhamento e avaliação do desempenho dos empregados e equipes, viabilizando o alcance dos objetivos e metas organizacionais;
  6. Desenvolver  e manter estratégias de incentivos e premiações  capazes de reter e valorizar os empregados, por meio do reconhecimento e da perspectiva de crescimento profissional;
  7. Desenvolver  e gerenciar  ações  voltadas para  a promoção  da saúde e segurança no trabalho e equidade de gênero, raça e diversidade, contribuindo  para a melhoria do ambiente organizacional,  qualidade de vida  no  trabalho  e  bem-estar  do  empregado,  conforme  os  valores e diretrizes da Empresa;
  8. Promover  o desenvolvimento  sistemático  de competências  por  meio de  ações  de  treinamento,  desenvolvimento   e  educação,  ampliando a  capacidade  profissional  dos  empregados,  de  maneira  direcionada à   obtenção   de   resultados   vinculados   aos   objetivos   estratégicos da Empresa;
  9. Desenvolver análises e estudos, com vistas a subsidiar a definição de diretrizes e normas  em Gestão de Pessoas,  alinhadas  às estratégias da Empresa, de forma a promover a atualização contínua das práticas da área.

  1. Recrutamento e Seleção de Pessoas, como  a coordenação  de processos seletivos, externos e internos; de convocação e de contratação de empregados a serem lotados nas unidades centrais e descentralizadas; bem como das entrevistas de desligamento e de metodologias para composição e gestão do quadro de pessoal da Empresa;
  2. Gestão da Vida Funcional, por meio do acompanhamento da gestão de ações referentes às relações trabalhistas, como concessão de férias e licenças, afastamentos, transferências e desligamentos dos empregados; e de controle de frequência ao trabalho e manutenção dos registros;
  3. Gestão da Informação de Pessoal, como a manutenção e atualização do cadastro de pessoal da Empresa e da documentação funcional de empregados e colaboradores.
 

  1. Remuneração  dos  Empregados  e  Estagiários,  recolhimentos  de encargos  sociais  e retenções; gestão do  impacto financeiro  dos lançamentos relativos à vida funcional do empregado às relações trabalhistas, como concessão de férias e licenças, afastamentos, transferências e desligamentos; controle e frequência ao trabalho;
  2. Gestão  Fiscal e Tributária relativa a Pessoas, como o acompanhamento de autuações dos órgãos de controle fiscal, tributário e trabalhista, e realização de ajustes necessários nos procedimentos e normas internos;
  3. Gestão do Orçamento de Pessoal, como controle e atualização de processos e normas relativas a orçamento e pagamento de pessoal, em conformidade com a legislação vigente;
  4. Legislação Trabalhista  e Relações Sindicais,  como assessoria  à Diretoria Executiva na negociação e implantação de Acordos Coletivos de Trabalho, bem como análise e acompanhamento das ações decorrentes das negociações coletivas de trabalho.
 

  1. Qualidade de Vida no Trabalho, como a gestão do clima organizacional, dos processos de qualidade de vida na Empresa e de iniciativas que promovam a socialização e integração entre gerações, o comprometimento e a integração dos empregados na Empresa;
  2. Saúde Ocupacional, como a promoção de ações voltadas ao monitoramento e a melhoria da saúde do empregado, bem como acompanhamento e análise do impacto de ações vinculadas ao plano de assistência à saúde na promoção do bem-estar na Empresa;
  3. Segurança no Trabalho, como a implantação de ações preventivas e corretivas direcionadas a promover e manter a saúde ocupacional dos empregados, por  meio  da  identificação,  avaliação,  controle  e monitoramento da situação de risco, além de ajustes nas condições ambientais de trabalho;
  4. Benefícios como gestão dos processos e normas relativas à concessão de benefícios para os empregados;
  5. Pró-equidade  de gênero,  raça e diversidade  como promoção  de igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade por meio de desenvolvimento de novas concepções e práticas alinhadas à cultura organizacional.
 

  1. Formação dos Empregados, promovendo ações de elevação de escolaridade nos níveis fundamental, médio e de pós-graduação; 
  2. Treinamento, direcionado à formação e ao aprimoramento das competências necessárias ao desempenho individual, por meio da capacitação técnica e gerencial dos empregados;
  3. Desenvolvimento, relacionado ao aprimoramento de competências dos empregados,  por meio de ações de capacitação  direcionadas  às vertentes de atuação da Embrapa;
  4. Gestão de Estágio e Bolsas, como a coordenação das ações referentes aos processos de estágio e de bolsistas da Empresa.
 

  1. Análises e estudos em gestão de pessoas visando promover e manter o alinhamento das práticas dessa área com as estratégias e a visão de futuro da Embrapa;
  2. Carreira, como a gestão de carreiras, cargos e salários, considerando as vertentes do processo de produção da Embrapa e seus requisitos, exigências e responsabilidades, bem como definição de estratégias, voltadas para a valorização e o desenvolvimento profissional dos empregados;
  3. Desempenho, como os processos de gestão do desempenho  de pessoas e equipes, visando potencializar o alcance das metas e dos resultados organizacionais;
  4. Recompensa, como processos de reconhecimento que impactam no crescimento profissional e na retenção dos empregados.