15/04/11 |   Agroenergia  Produção vegetal

Dia de Campo na TV - Potencialidades da canola no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Kurtz

Paulo Kurtz - Tecnologia potencializa o aumento do cultivo da canola.

Tecnologia potencializa o aumento do cultivo da canola.

Este programa foi ao ar no dia 15 de abril de 2011.

A canola é a terceira oleaginosa em importância econômica no mundo, e no Brasil a área cultivada cresceu 49,4% em 2010, chegando aos 46,3 mil hectares. Entre os estados, o Rio Grande do Sul é o maior produtor, com 64,99% do total produzido no País.

O principal entrave para expansão da canola estava na falta de tecnologia adequada à colheita, fase em que as perdas podem chegar a 40%. Da interação entre a pesquisa e indústria de máquinas e implementos agrícolas, foi possível disponibilizar no Brasil o sistema de colheita em duas fases: o corte enleiramento, seguido do recolhimento após a uniformização da maturação, processo esse capaz de reduzir as perdas causadas por intempéries e debulha no fim do ciclo.

A canola é uma oleaginosa de inverno que tem trazido melhor rentabilidade aos produtores que integram a cultura no sistema de produção em rotação com cereais de inverno, como milho, soja e trigo. O público-alvo abrange desde produtores, especialmente das regiões Sul e Centro-Oeste, a indústria de biodiesel e óleo comestível.

O programa vai apresentar os resultados obtidos na Região Nordeste, com áreas de cultivo na Paraíba, que mostram a capacidade de o Brasil contar com cultivo de canola também em regiões tropicais, experiência inédita na agricultura mundial.

O Dia de Campo na TV sobre Potencialidades da canola no Brasil é uma produção da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Joseani M. Antunes (MTb 9396/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 3316-5800

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/