11/11/11 |   Recursos naturais

Dia de Campo na TV - Aproveitamento de solos arenosos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: José Coelho de Araujo Filho

José Coelho de Araujo Filho - Solo típico arenoso.

Solo típico arenoso.

Este programa foi ao ar no dia 11 de novembro de 2011.

No semiárido brasileiro são relativamente escassas as áreas apropriadas para agricultura irrigada. Mas um projeto de irrigação desenvolvido pela Embrapa Solos (UEP NE) em solos arenosos no nordeste está ajudando os agricultores a baratear os custos de produção, a racionalizar práticas de adubação e a reduzir a mão-de-obra empregada nos pomares e hortas.

Os solos arenosos são aqueles que têm uma quantidade maior de areia do que a média. Eles secam logo, porque são muito porosos e permeáveis e geralmente são pobres em nutrientes. A baixa capacidade de retenção de água e de nutrientes, a pobreza em matéria orgânica e a estrutura dos solos são alguns dos problemas. Mas o zoneamento detalhado permite o seu uso e solos arenosos podem ser uma alternativa para atender demandas da agricultura irrigada regional, gerando emprego e renda.

O programa apresenta o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Embrapa com solos arenosos no Vale do Rio São Francisco, superando as deficiências do solo e implantando uma agricultura produtiva e inovadora.
O Dia de Campo na TV sobre Aproveitamento de solos arenosos é uma produção da Embrapa Solos, Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento (Recife - PE) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

José Coelho de Araújo Filho
Embrapa Solos / UEP NE

Contatos para a imprensa

Telefone: (81) 3325-5988

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/