30/12/11 |   Produção animal

Dia de Campo na TV - Controle de carrapatos dos bovinos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Kadijah Suleiman

Kadijah Suleiman -

Este programa foi ao ar no dia 30 de dezembro de 2011.

Um dos principais problemas enfrentados pelos produtores de leite no Estado de Rondônia é o carrapato dos bovinos, que encontram na Amazônia condições climáticas favoráveis e por isso seu controle deve ser diferenciado. A adoção de medidas integradas para controlar a infestação do parasita é uma novidade desenvolvida pela Embrapa Rondônia, que reduz a frequência de aplicações de carrapaticidas e favorece em quantidade e qualidade o leite produzido. A tecnologia foi desenvolvida para os estados do Acre, Amazonas e especialmente Rondônia, maior produtor da região.

O sistema consiste, primeiramente, em separar as vacas em lactação do restante do rebanho. As duas categorias vão receber tratamento diferenciado e exercer funções distintas no combate aos carrapatos. As vacas em lactação recebem tratamento com carrapaticidas de base de curta duração, para não comprometer a produção de leite com resíduos químicos. O restante do rebanho recebe tratamento com bases que agem por até 28 dias.

Estes últimos animais vão exercer um importante papel no sistema: aspirar da pastagem as larvas de carrapatos. Funcionam como iscas. Após a saída dos animais, a pastagem é roçada e interditada por pelo menos três meses. A incidência direta da luz do sol na área roçada mata ovos e larvas de carrapatos que eventualmente permaneceram no que restou da pastagem.

O terceiro componente do controle integrado é o pastejo rotacionado. Seguindo o mesmo princípio do roço, o período de descanso associado à menor altura das gramíneas, favorece o controle dos carrapatos. Dessa forma, é possível manter sempre uma baixa infestação tanto no rebanho quanto no pasto, favorecendo a saúde dos animais e reduzindo a frequência de uso de carrapaticidas.

O Dia de Campo na TV sobre "Controle de carrapatos dos bovinos" foi produzido pela Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Kadijah Suleiman (MTb/RJ 22729 JP)
Embrapa Rondônia

Contatos para a imprensa

Telefone: (69) 3901-2536

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/