13/09/13 |   Agroecologia e produção orgânica

Dia de Campo na TV - Uso da forrageira camaratuba em práticas agroecológicas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marina Torres

Marina Torres - Banco de camaratuba.

Banco de camaratuba.

Este programa foi ao ar no dia 13 de setembro de 2013.

A Cratylia argentea, popularmente conhecida como camaratuba, é uma leguminosa forrageira, perene, nativa do Cerrado, adaptada às condições de seca e baixa fertilidade, capaz de manter-se verde durante todo o ano. Além de servir como forragem, a planta melhora a fertilidade do solo, ao aumentar a disponibilidade de nitrogênio e de matéria orgânica no terreno. Pode ser empregada como adubo verde e ajudar na recuperação de áreas degradadas.

Pesquisas realizadas na Embrapa Milho e Sorgo têm analisado o desenvolvimento da espécie: período e duração do florescimento, produção de sementes e de massa vegetal. Testes de laboratório avaliam o potencial germinativo da semente, bem como os componentes nutricionais das folhas.

Apesar de se tratar de uma espécie do Cerrado brasileiro, é pequena a disponibilidade de sementes, que chegam a ser vendidas a 30 dólares o quilo, oriundas da Bolívia. Por isso, paralelamente às pesquisas, a Embrapa realizou distribuição de sementes para multiplicação por diversos parceiros: associações de produtores, agricultores familiares, instituições de ensino e de pesquisa.

O pesquisador Walter Matrangolo explica que a multifuncionalidade da espécie motivou os trabalhos. "O produtor precisa de alimento para o gado na época seca. A pastagem degradada não suporta a estiagem e o custo da ração é alto. A camaratuba é uma alternativa importante. É comum o produtor ter capineira, mas não se usa legumineira, muito provavelmente por falta de informação".

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Marina Torres (MG 08577 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/