A Diretoria-Executiva é um órgão de Administração Superior, responsável por planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades da Embrapa, além de formular suas políticas.  É composta pelo presidente e por três diretores-executivos: diretora-executiva de Administração e Finanças (DE-A&F), diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento (DE-P&D) e diretor-executivo de Transferência de Tecnologia (DE-TT).

Foto de Sebastião Barbosa

Presidente

Sebastião Barbosa

Engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal de Viçosa (1967), possui Mestrado e Ph.D em Entomologia e Manejo Integrado de Pragas pela Mississippi State University. Atuou como pesquisador do Departamento de Pesquisa e Experimentação da Fundação Zoobotânica do Distrito Federal-FZDF; foi professor visitante, vice-diretor e professor adjunto do Departamento de Engenharia Agronômica da Universidade de Brasília (UnB). Na Empresa, foi pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Hortaliças, coordenador de Cooperação Internacional, além de chefe geral da Embrapa Algodão. Também atuou como oficial superior do Serviço de Proteção de Plantas, em Roma-Itália, e como secretário técnico do Painel Global de Especialistas da FAO/Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e diretor Técnico da empresa RuralProsper Consultoria Ltda.

Currículo Lattes Agenda


Foto de Lúcia Gatto

Diretora-Executiva de Gestão Institucional

Lúcia Gatto

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (1988), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco, UCDB (1999) e em Engenharia de Produção - Marketing para Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (2001). É analista da Embrapa Gado de Corte, tendo desempenhado as funções de substituta do supervisor da Área de Negócios Tecnológicos (novembro de 1998 a março de 1999), supervisora da Área de Negócios Tecnológicos (março de 1999 a março de 2008), substituta do Chefe-Adjunto de Comunicação e Negócios (janeiro de 2005 a março de 2008), Chefe-Adjunta de Comunicação e Negócios (Março de 2008 a maio de 2009), Chefe-Adjunta de Administração (maio de 2009 até a presente data) e substituta do Chefe-Geral (setembro de 2010 até a presente data). Tem experiência na iniciativa privada, em que trabalhou por anos. Na Embrapa, atuou na área de transferência de tecnologia, comunicação, negócios, marketing, e em administração, especialmente em análise e melhoria de processos, gestão de pessoas, gestão orçamentária e financeira, gestão de patrimônio e suprimentos, gestão de campos experimentais vegetal e animal, gestão de produção animal, gestão ambiental e gestão da segurança da informação.

Currículo Lattes Agenda


Foto de Celso Luiz Moretti

Diretor-Executivo de Pesquisa & Desenvolvimento

Celso Luiz Moretti

Natural de Santo André, SP, Celso Moretti é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em produção vegetal e especialista em engenharia de produção com ênfase em gestão empresarial. Pesquisador da Embrapa há 23 anos, dedicou os últimos nove anos à gestão pública. Como gestor foi Chefe Geral do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (Brasília, DF) entre 2008 e 2013 e Chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa entre 2013 e 2017. Possui treinamento gerencial na Fundação Dom Cabral (2009) e na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP, 2017) no Programa Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal. É alumni (2016) da Harvard School of Government, Harvard University, Cambridge, EUA. Foi bolsista em produtividade científica do CNPq de 1999 a 2017. É professor convidado da University of Florida (EUA) desde 2006, professor honorário da Universidad Nacional del Santa (Peru) desde 2010 e foi orientador de estudantes de mestrado e doutorado da Universidade de Brasília (UnB) de 2003 a 2017. É autor de capítulos de livros, editor de livros técnicos e autor e coautor de trabalhos técnico-científicos em periódicos nacionais e internacionais. Possui ampla experiência internacional tendo apresentado trabalhos científicos, atuado como consultor e proferido palestras, seminários e conferências em 22 países. Foi consultor do PNUD para a China, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério da Agricultura da Colômbia, dentre outras instituições. É atualmente Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.

Currículo Lattes Agenda


Foto de Cleber Oliveira Soares

Diretor-Executivo de Inovação e Tecnologia

Cleber Oliveira Soares

Foi Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte, onde ingressou em 2001. Exerceu, de 2005 a 2010, o cargo de chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento daquela Unidade. É médico veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (1996), mestre em parasitologia veterinária (UFRRJ, 1998) e doutor em ciências veterinárias (UFRRJ, 2002). Foi membro titular do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Pantanal e membro do CAE da Embrapa Gado de Leite. Atualmente é membro do CAE da Embrapa Informática Agropecuária e da Embrapa Suínos e Aves. Foi Coordenador da Rede Sibratec de Inovação para Insumos em Sanidade Animal do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação - MCTI. Foi Coordenador para as Américas da Rede Global de Pesquisa e Inovação em Sanidade Animal - Star-Idaz. É Membro do Conselho Técnico do Instituto Fórum do Futuro. Ocupou o cargo de Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária – SBDA. Nos últimos 14 anos, tem atuado em gestão de ciência, tecnologia e inovação para o agronegócio. Foi Membro do Comitê Gestor das Estratégias da Embrapa.

Currículo Lattes Agenda


Alta Gestão

Assembleia Geral da Embrapa

Colegiado que visa promover maior clareza e transparência ao processo decisório e exatidão nos controles dos órgãos estatutários. 

Conselho de Administração

Responsável pela organização, controle e avaliação das atividades da Embrapa.

  • Comitê de Auditoria -  órgão de suporte ao Conselho de Administração para nas funções de auditoria e de fiscalização.

Conselho Assessor Nacional

Assessora na definição e compatibilização das ações estratégicas relevantes ao planejamento da programação.

Conselho Fiscal

Acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária da Empresa.

Composição Administrativa

Consulte a Composição Administrativa da Embrapa.