A Diretoria Executiva é um órgão de Administração Superior, responsável por planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades da Embrapa, além de formular suas políticas.  É composta pelo presidente e por três diretores-executivos: diretora-executiva de Gestão Institucional (DEGI), diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento (DEPD) e diretor-executivo de Inovação e Tecnologia (DEIT).

Foto de Celso Luiz Moretti

Presidente

Celso Luiz Moretti

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1990), especialização em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. É professor convidado do Departamento de Horticultura da Universidade da Florida, Gainesville, EUA, desde 2006; professor colaborador e orientador de estudantes de pós-graduação do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Brasília e professor honorário do Departamento de Agroindústria da Universidad Nacional del Santa (Peru), desde 2010. Foi Chefe-Geral da Embrapa Hortaliças, em Brasília, DF, de agosto de 2008 a março de 2013, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), entre 2013 e 2017 e Diretor-Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de 2017 a 2019. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, hortaliças, pós-colheita, armazenamento, segurança dos alimentos, rastreabilidade, compostos bioativos e processamento mínimo.

Currículo Lattes Agenda


Foto de Guy de Capdeville

Diretor-Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento

Guy de Capdeville

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestrado profissionalizante em proteção de plantas (1995) pela UFV, Mestrado "stricto sensu" em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1996), Doutorado em Plant Pathology - Cornell University - USA (2001) e Pós-doutorado em citogenética vegetal - Wageningen University - Holanda (2008). Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Agroenergia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Interação patógenos x hospedeiros em nível molecular e ultraestrutural, Citogenética vegetal (mapeamento físico de genes em cromossomos meióticos), além do desenvolvimento de técnicas de microscopia de luz e eletrônica para apoio à caracterização funcional de genes.

Currículo Lattes Agenda


Foto de Adriana Regina Martin

Diretora-Executiva de Inovação e Tecnologia

Adriana Regina Martin

Pós-doutora em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Química, mestre e doutora em Ciência e Engenharia de Materiais, tem experiência em gestão de áreas de pesquisa de multinacionais como a BRF, onde atuou como gerente de redes de inovação e da HUNTSMAN, como chefe de laboratório de desenvolvimento de produto. Na esfera governamental, esteve à frente de duas diretorias ligadas à inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além de participar de colegiados estratégicos interministeriais relacionados à propriedade intelectual. Martin também é professora colaboradora no mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), na Universidade de Brasília (UnB), onde foi professora visitante na área de Gestão da Inovação.

Currículo Lattes


Foto de Lúcia Gatto

Diretora-Executiva de Gestão Institucional

Lúcia Gatto

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (1988), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco, UCDB (1999) e em Engenharia de Produção - Marketing para Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (2001). É analista da Embrapa Gado de Corte, tendo desempenhado as funções de substituta do supervisor da Área de Negócios Tecnológicos (novembro de 1998 a março de 1999), supervisora da Área de Negócios Tecnológicos (março de 1999 a março de 2008), substituta do Chefe-Adjunto de Comunicação e Negócios (janeiro de 2005 a março de 2008), Chefe-Adjunta de Comunicação e Negócios (Março de 2008 a maio de 2009), Chefe-Adjunta de Administração (maio de 2009 até a presente data) e substituta do Chefe-Geral (setembro de 2010 até a presente data). Tem experiência na iniciativa privada, em que trabalhou por anos. Na Embrapa, atuou na área de transferência de tecnologia, comunicação, negócios, marketing, e em administração, especialmente em análise e melhoria de processos, gestão de pessoas, gestão orçamentária e financeira, gestão de patrimônio e suprimentos, gestão de campos experimentais vegetal e animal, gestão de produção animal, gestão ambiental e gestão da segurança da informação.

Currículo Lattes Agenda


Governança Corporativa

Assembleia Geral da Embrapa (AG)

Colegiado que visa promover maior clareza e transparência ao processo decisório e exatidão nos controles dos órgãos estatutários.

 

Conselho de Administração (Consad)

Responsável pela organização, controle e avaliação das atividades da Embrapa.

 

Comitê de Auditoria (Coaud) 

Órgão de suporte ao Conselho de Administração para nas funções de auditoria e de fiscalização.

 

Conselho Assessor Nacional (CAN)

Assessora na definição e compatibilização das ações estratégicas relevantes ao planejamento da programação.

 

Conselho Fiscal (Confis)

Acompanha a execução patrimonial, financeira e orçamentária da Empresa.

 

Comitê de Elegibilidade (Coele) 

Auxilia na verificação da conformidade dos processos de indicação e de avaliação dos administradores e conselheiros fiscais. 

 

Diretoria Executiva

Órgão de Administração Superior, responsável por planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades da Embrapa, além de formular suas políticas.

Composição Administrativa

Consulte a Composição Administrativa da Embrapa.