Referência mundial na pesquisa agropecuária

Ph.D em Economia Agrícola pela Purdue University Indiana ( 1972), mestre em Agricultural Economics - Purdue University Indiana (1968). Graduado em engenharia agrônoma pela Univrsidade Fedeal de Viçosa (1954). Servidor público, sem interrupção: na Emater-MG e Embrapa.

Atuou como chefe do departamento de planejamento e avaliação da Acar-MG., hoje, Emater-MG. de 1968 a 1973; diretor da Embrapa de 1973 a 1979; presidente da Embrapa de 1979 a 1985; presidente da Codevasf de 1985 a 1989; secretário nacional de irrigação 1989; Assessor da Presidência da Embrapa de 1990-2010.

Professor de estatística, microeconomia e política agrícola do curso de pos-graduação em Economia Regional, Cedeplar, da Universidade Federal de Minas Gerais, Professor de economia rural da curso de pos-graduação da Fundação Getúlio Vargas, professor de economia rural do curso de pos-graduação da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Orientador de teses em nível de mestrado e doutorado: Cedeplar, UFV e USP.

Durante 17 anos contribuiu para consolidar o serviço de extensão rural, de 1955 a 1973. Junto com um grupo de cientistas sociais, ajudou conceber e formular o modelo no qual a Embrapa se baseou e ajudou a defender o modelo no governo, período de 1971 a 1973. Como diretor, concebeu e executou o programa de pos-graduação aos empregados da Embrapa. Como presidente da Embrapa, fez deste programa a primeira prioridade, atingindo a marca de 1600 pos-graduados, em 12 anos. Ainda, ajudou consolidar a Embrapa e torná-la uma referência nacional e internacional.

Conheça mais sobre a vida e a carreira de Eliseu Alves.

 

Lançamento do livro:

 

Prosa com Eliseu: entrevista a Jorge Duarte. Brasília, DF: Embrapa, 2018.

O livro resultou de uma entrevista idealizada pelo jornalista Jorge Duarte, em que o entrevistado é um dos mais renomados e reconhecidos presidentes da Embrapa: Eliseu Alves.
Escrita em linguagem coloquial, muitas vezes com notas de afetividade, a entrevista teve duas motivações. A primeira foi conhecer a história particular de Eliseu Roberto de Andrade
Alves: a família, a região onde cresceu, os aprendizados com a formação acadêmica, os desafios profissionais e as inovações teóricas e práticas que resultaram em grandes contribuições à atividade agropecuária brasileira, prioritariamente quando ele esteve à frente de empresas públicas que ajudou a fundar e administrar. A segunda foi conhecer a visão referencial do pesquisador Eliseu Alves sobre os fundamentos, a direção, a trajetória da pesquisa agropecuária e os desafios da extensão rural e da pobreza rural no Brasil. Assim, podemos dizer que é um relato histórico sobre a composição vital do percurso tecnológico da atividade rural no Brasil.

Galeria de Fotos

Entrevista Dr. Eliseu Alves

 

Memória viva UFV - Dr. Eliseu Alves

Produção científica

Ao longo de mais de seis décadas dedicadas à pesquisa agropecuária, ao desenvolvimento de tecnologias, e aos estudos e análises sobre a pobreza rural no Brasil, Eliseu Alves publicou cerca de 300 documentos entre livros, artigos e folhetos. Conheça os principais títulos, tenha acesso ao texto completo de diversas publicações.

Prêmios e homenagens

Confira aqui os prêmios e homenagens recebidos por Eliseu Alves. 

Na mídia

 

Veja aqui algumas notícias divulgadas em jornais e revistas sobre Eliseu Alves.