Eliseu Alves: 62 anos dedicados à pesquisa agropecuária

A história do pesquisador da Embrapa, Eliseu Alves, se confunde com a história da Agricultura Brasileira. São 62 anos de vida profissional dedicados à pesquisa agropecuária, ao desenvolvimento de tecnologias e aos estudos e análises sobre a pobreza rural no País. Esses longos anos de dedicação resultaram  em mais de 200 trabalhos publicados.

Estão disponíveis para download nas bases de dados da Embrapa, um conjunto de artigos e obras do autor, tendo como coautores outros pesquisadores e economistas da Empresa, que discute os efeitos do uso da tecnologia por pequenos e grandes produtores; o impacto das chamadas imperfeições de mercado na vida do produtor rural, por exemplo, as dificuldades de obtenção de crédito a partir do Pronaf ou de acesso à assistência técnica pública,que, na visão de Eliseu, contribui para aumentar ainda mais as diferenças entre os pequenos e grandes produtores rurais no Brasil, impactando diretamente nos níveis de participação na produção da safra brasileira.
 
“Eu posso dizer que existem três temas que foram fundamentais e fizeram parte de toda a minha vida. O primeiro diz respeito à extensão rural [atuou na Emater/MG de 1955 a 1973], onde produzi extensa bibliografia junto com colegas de área, na época. O segundo, depois que deixei a extensão para ajudar a fundar a Embrapa, em 1973, diz respeito às tecnologias em geral. E o terceiro, que é a minha paixão, o estudo sobre a pobreza rural. E por que escolhi a pobreza rural? Porque eu quis saber qual o efeito da tecnologia na pobreza rural. Aumentou a pobreza ou diminuiu? Aumentou a concentração da produção na mão de poucos produtores ou diminuiu? E a conclusão que cheguei nesse tema é que houve um grande aumento da concentração”.
 
Acesso aberto

Quase toda a obra de Eliseu Alves se encontra em acesso aberto disponível na Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) e pode ser baixada a partir dos repositórios Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (www.embrapa.br/alice) e Informação Tecnológica em Agricultura (www.embrapa.br/infoteca). Ao todo, estão reunidos mais de 200 itens, entre artigos publicados em periódicos, livros e anais de congressos.

“Considero uma grande realização o que a Empresa está fazendo em disponibilizar sua produção científica em acesso aberto, pois somos uma instituição pública, as coisas que são feitas aqui devem estar disponíveis a todo mundo”, destaca o pesquisador ao falar sobre sua obra em acesso aberto.”

Entrevista e texto: Maria Clara Guaraldo - jornalista. Brasília, DF, abr. 2017.

 

    

Publicações mais acessadas no Repositório Alice

 

            imagem

 

BUAINAIN, A. M.ALVES, E.SILVEIRA, J. M. da;NAVARRO, Z. (Ed.). O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola. Brasília, DF: Embrapa, 2014. 1182 p.

 

ALVES, E. SOUZA, G. da S. eMARRA, R. Êxodo e sua contribuição à urbanização de 1950 a 2010.Revista de política Agrícola, Brasília, ano 20, n. 2, pag. 80-88 , abr./jun. 2011.

 

ALVES, E. Agricultura familiar. Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 15, n. 4, p. 3-4, out./dez. 2006.

 

ALVES, E. A agricultura familiar. Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 6, n. 3, p. 28-32, jul./set. 1997.

 

ALVES, E.CONTINI, E.HAINZELIN, E.Transformações da agricultura brasileira e pesquisa agropecuária. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 22, n. 1, p.37-51, jan./abr. 2005.

 

 

 

 

Currículo Lattes