Estímulo à produção autônoma e sustentável dos agricultores familiares

Agricultores familiares do Distrito FederalA agricultura familiar foi escolhida pela Organização das Nações Unidas como temática central para 2014. No Brasil, o setor engloba 4,3 milhões de unidades produtivas (84% do total) e 14 milhões de pessoas ocupadas, o que representa em torno de 74% do total das ocupações distribuídas em 80.250.453 hectares (25% da área total). A produção que resulta da agricultura familiar se destina basicamente para as populações urbanas, locais, o que é essencial para a segurança alimentar e nutricional.

Instituições públicas como a Embrapa consideram a complexidade do setor agrícola familiar como um grande desafio e por isso trabalham com metodologias que buscam compreender as suas necessidades e assim colaborar com oportunidades tecnológicas, no contexto da produção e do desenvolvimento  rural. No ano dedicado à Agricultura Familiar, a pesquisa está focada na meta de fortalecer as ações voltadas para o bom uso da agrobiodiversidade dos ecossistemas e para o estímulo à produção autônoma e sustentável dos agricultores familiares.

Com este propósito a Embrapa realizou em dezembro de 2013 o encontro "Agricultura Familiar: Construindo uma agenda com visão de futuro". Realizado justamente com o objetivo de promover o debate e para subsidiar a construção de uma agenda de futuro que hoje está aprovada e contempla as vertentes de desenvolvimento tecnológico, de acesso aos mercados e de construção de políticas públicas, considerando as contribuições da Agricultura Familiar para a produção sustentável de alimentos no Brasil e no mundo e as soluções para o enfrentamento dos desafios deste cenário futuro.

O propósito é de orientar a trajetória institucional a fim de aprofundar o relacionamento da Embrapa com os distintos segmentos da Agricultura Familiar. As proposições tem por base também os conceitos da Agroecologia, no sentido de fortalecer e valorizar o segmento, na medida em que colaborem para a ressignificação da agricultura brasileira e apoiem o alcance de um desenvolvimento equânime e sustentável.

Com o mote do Ano da Agricultura Familiar mas também ao cumprir o seu compromisso com o desenvolvimento, a Embrapa está compromissada com uma agenda ampliada de eventos, que constam em destaque neste Portal.

Leia mais sobre A agricultura familiar brasileira no contexto mundial