Farinha

O produto indispensável às principais refeições do paraense

A farinha de mandioca é muito apreciada pelos brasileiros em geral, mas para o paraense ela se faz presente nas principais refeições do dia.

No cenário amazônico, o dia começa com café com farinha ou aquele caribé de levantar até defunto, depois vem na merenda: suco ou polpa de frutas com farinha, no almoço: açaí, peixe e farinha, no lanche da tarde: mingau de farinha e no jantar, novamente, peixe com farinha. O dia termina, mas a farinha não pode faltar na vida dos paraenses. Se for no almoço do Círio, então, é melhor nem pensar!

A farinha está presente na base alimentar dos paraenses e a Embrapa reconhece essa importância. Por este motivo tem investido em estudos voltados para a mandioca e seus derivados. Seus pesquisadores desenvolveram, ao longo de anos, estudos de melhoramento genético (seleção de plantas), adubação, ataque de pragas e doenças, qualidade do produto, desenvolvimento de corantes naturais, boas práticas de processamento, entre outros.

Por meio das pesquisas já foi possível recomendar variedades de mandiocas mais resistentes a doenças para o Nordeste Paraense, identificar plantas mais produtivas e as mais resistentes a doenças e pragas, e em breve, pretende-se lançar duas variedades de mandioca para produção de farinha e tucupi na região do Xingu.

É no esforço e dedicação dos pesquisadores em estudar espécies da região, que a Embrapa revela a potencialidade agrícola da Amazônia e garante o alimento de qualidade aos habitantes desta terra.

Notícias

Artigo - A mandioca é o cheiro de Belém no Círio de Nazaré (PA)

Pesquisa incrementa a tradição no Círio de Nazaré (PA)

Artigo - Produção de comidas típicas movimenta a agricultura e a economia no Círio de Nazaré (PA)

Livro aponta soluções para a mandiocultura no Pará

Livro Farinheiras do Brasil traz análise sobre a farinha de tapioca

  Publicações

O presente trabalho objetiva analisar a rentabilidade de duas pequenas farinheiras de propriedade individual no Estado do Pará, que produzem farinha d...

O objetivo deste trabalho é estimar o consumo de lenha pela cultura da mandioca e contribuir para a tomada das decisões no âmbito da política floresta...