Maniva

A folha moída que vira iguaria gastronômica

A maniva é a folha moída da mandioca (Manihot esculenta Crantz) que na culinária paraense é ingrediente principal de um dos pratos mais apreciados na região – a maniçoba. Ainda pouco conhecida Brasil afora, a maniçoba é presença obrigatória em muitos lares paraenses no tradicional almoço do círio, sempre no segundo domingo de outubro.

A maniçoba é bem parecida com a feijoada, mas no lugar do feijão, usa-se a folha da mandioca moída (maniva) que deve cozinhar por ao menos sete dias. Esse ritual perfuma a cidade no mês de outubro e tem uma razão muito importante. A espécie Manihot esculenta Crantz que pode ser a mandioca, a macaxeira (mandioca mansa, aipim), ou mesmo a maniçobeira, outra variedade da qual se aproveita somente as folhas, possui alto teor de ácido cianídrico, ou seja, o veneno cianeto, e precisa desse tempo cozimento para ser eliminado e assim, seguro ao consumo humano.

Essa iguaria gastronômica desafia os consumidores pelo tempo e cuidados com o preparo, e também pela aparência, de um verde escuro que pode causar estranhamento aos visitantes. Mas o sabor forte e inconfundível certamente vai conquistar os que se aventurarem em desbravá-la.

A Embrapa Amazônia Oriental pesquisa e preserva a mandioca há mais de 40 anos e mantém uma gama de variedades no banco ativo de germoplasma (BAG) da espécie. Conhecendo melhor essa planta tão importante ao Pará e ao Brasil, a pesquisa pode indicar formas mais eficazes de plantio, controle de pragas e doenças, espécies mais propícias ao cultivo às diversas regiões estado, garantindo aumento de produtividade e com isso, geração de emprego, renda e desenvolvimento à região.

Notícias

Embrapa levanta demandas tecnológicas para a cadeia produtiva da mandioca

Artigo - A mandioca é o cheiro de Belém no Círio de Nazaré (PA)

Pesquisa incrementa a tradição no Círio de Nazaré (PA)

Artigo - Produção de comidas típicas movimenta a agricultura e a economia no Círio de Nazaré (PA)

Alimentos biofortificados são plantados em área piloto em Marabá (PA)

  Publicações

Os bancos ativos de germoplasma (BAG) de mandioca representam uma fonte de variabilidade genética da espécie para emprego em programas de melhoramento...

Prosa Rural

Prosa Rural - Produção de derivados da mandioca

 

Prosa Rural - Três importantes fatores para a produtividade da mandioca


Prosa Rural - Mari e Poti – mandiocas tolerantes à podridão-mole


Prosa Rural - Produção de chips de macaxeira