Notícias

01/04/22 |   Research, Development and Innovation

Evento virtual marca o lançamento da Rede GO-FAIR Agro Brasil

Enter multiple e-mails separated by comma.

 - A implementação da rede temática é coordenada pela Embrapa e um colegiado de instituições

A implementação da rede temática é coordenada pela Embrapa e um colegiado de instituições

Acontece no dia 12 de abril, às 9h, o evento on-line de lançamento da Rede GO-FAIR Agro Brasil, iniciativa para promover a governança e a gestão de dados de pesquisa em ciências agrárias. A rede faz parte de um movimento internacional e visa propor estratégias e mobilizar parcerias para fomentar o compartilhamento e reúso dos dados produzidos no âmbito dos sistemas produtivos agropecuários e também aqueles oriundos de pesquisas em ciências agrárias, apoiados nos princípios FAIR (encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis, na tradução do inglês).

>> Inscrições aqui

O objetivo é  construir e divulgar mecanismos e procedimentos padronizados para a coleta, armazenamento, preservação e disponibilização dos dados, facilitando sua reutilização. 

A implementação da rede temática voltada ao universo dos dados da pesquisa agropecuária brasileira é coordenada pela Embrapa junto com um colegiado formado por universidades e outras instituições do país. O primeiro passo para a implantação foi dado em novembro de 2021 durante o XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática, com a elaboração do manifesto e a adesão de diversos atores. A partir deste ano, serão formados grupos de trabalho com a participação da comunidade interessada no tema para construção coletiva da dinâmica de trabalho da Rede GO-FAIR Agro Brasil.

Para isso, além do lançamento, a programação do evento contará com uma oficina para o delineamento de atividades do próximo biênio, direcionada a profissionais de tecnologia da informação, ciência da informação e ciências agrárias, e ainda cientistas de dados que atuam em cadeias agropecuárias. As inscrições são gratuitas.

Participam do lançamento, Carla Macário, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) e responsável pela coordenação da implantação da rede, Luana Sales, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e coordenadora do escritório do GO FAIR Brasil, e Sergio Serra, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento é promovido pela Embrapa, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além da UFRJ e UFRRJ. Tem ainda o apoio da Sociedade Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e do Centro de Inteligência Artificial (C4AI).

 

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Agricultura Digital

Press inquiries

Phone number: (19) 3211-5806

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

agricultura-digitalgo-fairciencia-aberta