Notícias

06/05/22 |   Research, Development and Innovation  Technology Transfer

Evento de lançamento da Rede GO-FAIR Agro Brasil reúne mais de 40 instituições

Enter multiple e-mails separated by comma.

 - Evento teve a participação de profissionais ligados a instituições de pesquisa, universidades, empresas e startups

Evento teve a participação de profissionais ligados a instituições de pesquisa, universidades, empresas e startups

A rede temática dedicada a promover a governança e a gestão dos dados da pesquisa agropecuária brasileira, a Rede GO-FAIR Agro Brasil, foi lançada oficialmente em abril, durante evento que reuniu profissionais das ciências agrárias, ciência da informação e da área de tecnologia da informação e comunicação, ligados a instituições de pesquisa, universidades, empresas e startups.

A iniciativa faz parte de um movimento internacional e, na temática do agro, tem como objetivo propor estratégias e mobilizar parcerias para fomentar o compartilhamento e reúso dos dados produzidos no âmbito dos sistemas produtivos agropecuários e também aqueles oriundos de pesquisas em ciências agrárias, apoiados nos princípios FAIR (encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis, na tradução do inglês). A coordenação é da Embrapa em gestão colegiada com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A pesquisa e a atividade agropecuária são responsáveis pela geração de grandes volumes de dados, de diferentes naturezas, e a sua integração é cada vez mais necessária para o desenvolvimento de inovações para o campo. Para Carla Macário, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agricultura Digital (Campinas, SP) e coordenadora da Rede GO-FAIR Agro Brasil, o advento da agricultura digital trouxe uma nova visão sobre a importância dos dados para o setor. “Por meio da promoção de discussões e da interação entre os atores do domínio agrícola, a Rede pretende agregar mais qualidade aos dados gerados, com vistas a facilitar que eles sejam cada vez mais encontrados, acessados e reutilizados, aumentando seu valor estratégico”, destaca.

Além do lançamento da Rede, a programação do evento, realizado em 12 de abril no formato virtual, contou com uma oficina que discutiu ações prioritárias para o próximo biênio, envolvendo repositório de dados, políticas de acesso e reúso, planos de gestão, e metadados e interoperabilidade. Os resultados da oficina servirão de base para a formação dos grupos de trabalho que vão atuar na construção coletiva dos planos de ação da Rede. A programação também incluiu a participação de Luana Sales, coordenadora-geral do escritório do GO-FAIR no Brasil, além da palestra do professor Sérgio Serra, da UFRRJ e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abordou as perspectivas e desafios da rede temática do agro.

O lançamento teve a presença de representantes de mais de 40 instituições públicas e privadas. Entre elas, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a SciELO, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Fundação ABC, as empresas Bunge e PwC e mais 20 instituições de ensino e pesquisa, entre universidades e institutos federais, incluindo duas universidades europeias.

O primeiro passo para a implantação da Rede foi dado em novembro de 2021 durante o XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática, com a elaboração do Manifesto Aberto. Interessados em apoiar e aderir à iniciativa também podem assinar o documento disponível na internet. Organizado pela Embrapa, UFRRJ, Unipampa e USP, o evento de lançamento teve o apoio da Sociedade Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP) e Centro de Inteligência Artificial (C4AI).

 

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Agricultura Digital

Press inquiries

Phone number: (19) 3211-5806

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

agricultura-digitalgo-fairgestao-de-dados