Projetos

Filter by:

Status
Ecosystems
Regions
 

*Content only available in Portuguese

O nitrogênio é um dos nutrientes mais exigidos no cultivo do feijoeiro. No entanto, o uso de fertilizantes nitrogenados pode resultar em perdas de mais de 60% do nitrogênio aplicado, ocasionando a poluição dos solos e da água, por lixiviação, e também do ar, por meio da emissão de gases de efeito estufa. A fixação biológica de nitrogênio (FBN) pode promover a sustentabilidade econômica e ambiental desse sistema produtivo, com a substituição total ou parcial do fertilizante nitrogenado.
O foc ...

Status: Completed     Start date: 01/10/2011

*Content only available in Portuguese

O controle de pragas e doenças em agricultura orgânica é complicado, já que os produtos disponíveis no mercado para esse fim deixam resíduos nos alimentos e poluem o ambiente, reduzindo o número de inimigos naturais das pragas agrícolas. Assim, o agricultor acaba lançando mão de recursos alternativos, como diversificação da vegetação e aplicação de caldas à base de cálcio, enxofre e cobre, bem como dos extratos de plantas.
Entretanto, são escassas as pesquisas que mostram a toxicidade e a s ...

Status: Completed     Start date: 01/09/2011

*Content only available in Portuguese

A agricultura familiar tem importante papel na manutenção de paisagens biodiversas, que associam a produção à manutenção de processos ecológicos. Este projeto consolidou conceitos construídos participativamente, visando ao estímulo de mudanças na paisagem do assentamento São José da Boa Morte, no município de Cachoeiras de Macacu/RJ, por meio de técnicas agroecológicas fáceis de serem implementadas e que levassem à percepção dos serviços ambientais gerados.
A ideia foi disseminar sistemas p ...

Status: Completed     Start date: 01/03/2012

*Content only available in Portuguese

O segmento da agricultura familiar apresenta características específicas, como a utilização de mão de obra familiar, a menor dimensão territorial da unidade produtiva e o atendimento das demandas da própria família. O cultivo de hortaliças, portanto, apresenta-se especificamente adequado aos sistemas de produção familiar, mas muitos desses sistemas ainda mostram-se dependentes da utilização de insumos industrializados, como fertilizantes sintéticos concentrados e agrotóxicos, o que pode trazer c ...

Status: Completed     Start date: 01/09/2011

*Content only available in Portuguese

Por meio deste projeto, foi adquirido pela Embrapa Agrobiologia um espectrômetro de massas para análise de 15N e 13C de amostras de solos, plantas e resíduos agrícolas, para recuperar a capacidade de análise do Laboratório de Isótopos Estáveis. Análises isotópicas de 15N e 13C têm sido o suporte para diversos projetos de pesquisa da Unidade, que resultaram em tecnologias de grande impacto na economia brasileira, como a de produção de inoculantes com estirpes selecionadas para soja, cana-de-açúca ...

Status: Completed     Start date: 01/07/2014

*Content only available in Portuguese

É possível aplicar graminicidas em áreas de plantio ou regeneração de espécies florestais nativas da Mata Atlântica sem causar dano nas espécies de interesse? Leguminosas utilizadas para adubação verde podem auxiliar no manejo da matocompetição, favorecendo o reflorestamento com espécies nativas e reduzindo seu custo? O eucalipto pode ajudar no sombreamento de gramíneas e, assim, reduzir seu crescimento, favorecendo o estabelecimento de plantios florestais com espécies nativas? Técnicas de coroa ...

Status: Completed     Start date: 01/06/2014

*Content only available in Portuguese

A atividade agropecuária responde por grande parte das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do Brasil: cerca de 35% do total, sendo a maior fonte de GEE se comparada aos demais setores. A pecuária é a atividade mais preocupante: em 2010 as emissões de metano entérico do gado representaram 56% das emissões de GEE da agropecuária, e 20% de todas as emissões de GEE do País. Tendo isso em vista, é fundamental o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de manejo da pecuária, procurando maior e ...

Status: Completed     Start date: 01/12/2014

*Content only available in Portuguese

O sombreiro ( C litoria fairchildiana) e o sabiá ( Mimosa caesalpiniifolia) são leguminosas originárias da Amazônia e da Caatinga, respectivamente, embora sejam comuns no Rio de Janeiro devido ao seu uso extenso na arborização urbana e na recuperação de áreas degradadas. Ambas fazem simbiose com rizóbios, em especial beta-rizóbios – e isso pode ter sido determinante para a introdução bem-sucedida dessas leguminosas no Estado.
Tendo isso em vista, o sombreiro e o sabiá sã ...

Status: Completed     Start date: 01/11/2012

*Content only available in Portuguese

As enzimas do solo possuem um papel-chave nos ecossistemas, pois estão envolvidas em inúmeros processos associados à decomposição da matéria orgânica. São exemplos os grupos das fosfatases, arilsulfatases e β-glicosidases, que têm demonstrado a capacidade de responder rapidamente ao manejo, muito antes que outras propriedades do solo, sendo, portanto, importantes indicadoras de mudanças no status da matéria orgânica do solo.
A mensuração da atividade dessas enzimas tem sido crescent ...

Status: Completed     Start date: 01/11/2012

*Content only available in Portuguese

O aumento global da demanda por madeira é cada vez mais atendido pelas plantações florestais e, no caso do Brasil, principalmente por plantações de eucalipto. No entanto, a capacidade de atender à demanda é limitada pela competição do uso da terra. Assim, aumentar ou manter a produtividade a longo prazo é essencial. Mas um dos problemas potenciais para isso é a intensificação da deficiência de nitrogênio após várias rotações de culturas, sobretudo em plantações de ciclo curto.
A inclusão de ...

Status: Completed     Start date: 01/04/2012