Estágios e bolsas

A Embrapa Agrobiologia oferece oportunidades de estágio nas modalidades previstas pela lei, que compreende estágios obrigatórios e não obrigatórios, de níveis médio e superior. Há, ainda, estágios de iniciação científica com bolsas de instituições de fomento.

Em todos os casos, é necessária a existência prévia de convênio entre a Embrapa e a instituição de ensino do estudante.

 

 
 
Bolsas de iniciação científica
 
O programa de iniciação científica é aberto para estudantes de graduação de universidades conveniadas, dos cursos de Agronomia, Biologia, Tecnologia em Biotecnologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Farmácia, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Química, Tecnologia em Polímeros, Tecnologia em Produção de Fármacos, Zootecnia e outros afins, a critério da comissão organizadora. A seleção para a formação de cadastro de reserva é realizada semestralmente, com divulgação por meio de edital nesta página.
 
O processo seletivo envolve prova de conhecimentos básicos de química, biologia, bioquímica, genética, estatística experimental, interpretação de tabelas e figuras e conhecimento de inglês técnico. A nota mínima para aprovação é 5,0. O estudante pode participar da seleção a partir do primeiro semestre do curso de graduação, mas, neste caso, só poderá assumir o estágio a partir do segundo semestre se apresentar Índice de Rendimento Acumulado (CRA) maior ou igual a 6,0. 
 
Mais informações: (21) 3441-1505.
 
 


Pós-graduação

 
A Embrapa Agrobiologia recebe também estudantes de mestrado, doutorado e cientistas visitantes, vinculados a universidades conveniadas, junto aos quais os pesquisadores da Unidade atuam como orientadores ou co-orientadores.
 
Mais informações: (21) 3441-1505.
 
 
Programa de estágio
 

Para concorrer às vagas de estágio (remunerado) nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e suporte à pesquisa, o candidato deve acessar o portal do agente integrador ISBET (Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento) e cadastrar o seu currículo pelo link.