Laboratório de Micorrizas

O Laboratório de Micorrizas foi criado na Embrapa na década de 1980, com o objetivo de desenvolver pesquisas e análises sobre fungos micorrízicos, que são aqueles benéficos às plantas e que vivem em simbiose com as raízes vegetais. Com grande tradição de promover o treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação e de receber estagiários de curta duração e pesquisadores visitantes, o laboratório também tem em seu escopo estudos com outros fungos endófitos benéficos. 

As pesquisas desenvolvidas atendem a demandas que vão desde a agricultura orgânica e agroecológica de empresas familiares até a agricultura intensiva de grandes empresas do agronegócio; relacionadas a temas que vão da recuperação de áreas degradadas à caracterização de ambientes conservados e saudáveis, atendendo, mais recentemente, também à demanda da indústria de inoculantes. A variedade de culturas agrícolas e florestais estudadas também é muito grande.

O Laboratório de Micorrizas mantém uma coleção de fungos micorrízicos e endófitos denominada Coleção de Fungos da Embrapa Agrobiologia (COFMEA), que é uma das coleções integrantes do Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner (CRB-JD). Também por intermédio do CRB-JD, o Laboratório de Micorrizas presta serviços relacionados ao fornecimento de inoculante de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) e de linhagens de FMAs, também recebendo depósito de linhagens de fungos. Além disso, promove análises de inoculantes de FMAs; de identificação de esporos de FMAs por morfologia e por sequenciamento genético; de quantificação de esporos de FMAs no solo; e de quantificação de colonização de FMAS em raízes.

Por fim, o laboratório também presta serviços de pesquisa, como desenvolvimento de ensaios em casa de vegetação ou campo com produtos contendo FMAs, bioensaios de quantificação do número mais provável (NMP) de propágulos viáveis de FMAs em produtos e bioensaios de avaliação do potencial infectivo de produtos com FMAs. Todos esses serviços podem ser estendidos a outros fungos benéficos às plantas.

A COFMEA possui uma casa de vegetação de uso exclusivo para manter sua coleção e experimentos, evitando a contaminação das culturas de FMAs.

Web Content Display

  • Câmera para microfotografia Axiocam Zeiss
  • Capela de biossegurança Esco Airstream Class II BSC
  • Capela de exaustão de gases Ocs 230/01 Pc 158/01
  • Casa de vegetação
  • Centrífuga Eppendorf 5810
  • Incubadora agitadora
  • Incubadora BOD
  • Microscópio estereoscópio Zeiss 009 95
  • Microscópio óptico Zeiss Axio Scope.A1
  • Refrigeradores, freezer e ultrafreezer