Foto de Alexandre Alonso Alves

Chefe-Geral

Alexandre Alonso Alves

Graduado em Agronomia, com doutorado em Genética e Melhoramento, é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, atualmente, Chefe-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Agroenergia - Embrapa Agroenergia, um dos principais centros brasileiros de pesquisa em bioenergia / biocombustíveis / bioprodutos / bioeconomia, juntamente com parceiros públicos e privados no Brasil. Atua também como Coordenador de Planejamento e Negócios da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em sua Unidade de Bioquímica Renovável. Participa ativamente como membro convidado em vários comitês governamentais e privados relacionados à bioenergia. Ensina Genética Vegetal, Biotecnologia Vegetal e Agroenergia em algumas das universidades brasileiras de maior prestígio, como FGV e UFLA, e possui vasta experiência em liderar equipes de pesquisa e inovação. Também participa ativamente como palestrante em eventos no Brasil, EUA, Europa, Ásia e Oriente Médio. Na Embrapa Agroenergia, atua como pesquisador desde 2011, tendo atuado ainda como Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Substituto (2014-2016) e como Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia (2016-2020), antes de assumir em fevereiro de 2020 a Chefia-Geral do Centro de Pesquisa.

Currículo Lattes


Foto de João Ricardo Moreira de Almeida

Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

João Ricardo Moreira de Almeida

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), possui mestrado em Biologia Molecular pela mesma universidade e doutorado em Microbiologia Aplicada pela Lund University (Suécia). Fez pós-doutorado na Technical University of Denmark (DTU) e foi pesquisador no Carlsberg Research Center (Dinamarca). Atua principalmente na área de Biotecnologia e Microbiologia, com ênfase em Fisiologia e Engenharia Metabólica de Leveduras, Processos Fermentativos, Genética Molecular e de Microrganismos e Bioprospecção. É pesquisador da Embrapa Agroenergia desde 2010, e coordenador da Área de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade Embrapii- Embrapa Agroenergia "Bioquímica de Renováveis: Microrganismos e Enzimas. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2012, e docente no programa de pós-graduação em Biologia Microbiana e Tecnologia Química e Biológica da Universidade de Brasília (UnB). Assumiu a Chefia- Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia em fevereiro de 2018.

Currículo Lattes


Foto de Patrícia Verardi Abdelnur

Chefe-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Patrícia Verardi Abdelnur

Graduada em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui mestrado em Química Orgânica pela mesma universidade e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez doutorado sanduíche no “Mass Spectrometry Research Center”, na Vanderbilt University, em Nashville - TN - USA. Foi consultora técnica no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CENPES) da Petrobras. Atua principalmente na área de Metabolômica de Plantas e Leveduras utilizando Espectrometria de Massas, "Imaging Mass Spectrometry" e Bioprospecção de Compostos Bioativos. É pesquisadora da Embrapa Agroenergia desde 2010 e coordenadora da unidade Embrapii- Embrapa Agroenergia "Bioquímica de Renováveis: Microrganismos e Enzimas, atuando na prospecção de parceiros industriais, negociação, gestão e acompanhamento de equipes e em projetos de pesquisa e inovação. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2019, é docente no programa de pós-graduação Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG). Assumiu a Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia em fevereiro de 2020.

Currículo Lattes


Foto de Patrícia Pinto Kalil Gonçalves Costa

Chefe-Adjunta de Administração

Patrícia Pinto Kalil Gonçalves Costa

Graduada em Química (Bacharelado) pela Universidade de Brasília (UnB), possui mestrado em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Atua principalmente na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica e Química Analítica. É analista da Embrapa Agroenergia desde 2011, onde atuou como supervisora no Núcleo de Gestão da Qualidade e do Setor de Gestão de Laboratórios. Assumiu a Chefia-Adjunta de Administração da Embrapa Agroenergia em fevereiro de 2020.

Currículo Lattes