Bloco 2 – Microbiologia, Biologia Molecular e Fitoquímica

O bloco de laboratórios de Microbiologia, Biologia Molecular e Fitoquímica é composto por uma sala de recebimento de amostras, sala de preparo de amostras, sala de lavagem e esterilização de material, sala de balanças, câmara fria, sala de extração de DNA, sala de preparo de PCR, sala de termocicladores, sala de eletroforese, sala de sequenciadores e laboratórios de biologia molecular, microbiologia, fitoquímica e cromatografia.
 
Laboratório de Biologia Molecular
 
Laboratório compartimentalizado em salas específicas para cada atividade dentro da biologia molecular, no qual plantas, microrganismos e pragas são caracterizados geneticamente de acordo com o interesse de cada área específica. Os estudos visam determinação de estruturas populacional; diversidade genética inter e intrapopulacional; taxas de cruzamento; caracterização da biodiversidade; análises estruturais, comparativas e funcionais de genomas; determinação de genes de interesse para construção futura de um banco de germoplasma e auxílio em programas de melhoramento genético.
 
Laboratório de Microbiologia
 
Laboratório que engloba estudos que visam entender relações ecológicas e associações entre plantas e microrganismos; caracterização e identificação filogenética de microrganismos via ferramentas de biologia avançada; isolamento e seleção de microrganismos promotores de crescimento de plantas; biologia e ecofisiologia de rizosfera e nutrição de plantas; biomonitoramento ambiental; determinação de indicadores microbiológicos de sustentabilidade.
 
Laboratório de Fitoquímica
 
Laboratório destinado a análise da constituição química de espécies vegetais, extração, fracionamento químico, separação, isolamento e elucidação estrutural de produtos naturais. Estudos de pós-colheita e industrialização de produtos agroalimentares e agroindustriais que promovam o aumento da competividade e da sustentabilidade da agroindústria de alimentos, através da agregação de valor econômico, nutricional e funcional às suas matérias primas, produtos, subprodutos e resíduos; análise de características físico-químicas de produtos de espécies nativas e/ou de interesse regional, tais como castanhas-do-brasil, maracujá, etc.
 
Laboratório de Cromatografia
 
Laboratório destinado a estudos de monitoramento de gases de efeito estufa visando a determinação de fatores de emissão e a inferência de indicadores ambientais em áreas de sistemas de produção e florestas plantadas e naturais.
 
Gestor
Joyce Mendes Andrade Pinto – joyce.andrade@embrapa.br 
 
Equipe
Bruno Rafael da Silva
Anízia Fátima Francisco Betti
 
Contato
laboratório.cpamt@embrapa.br
66 3211-4292