Bloco 3 – Água, Solo e Carbono

O bloco de laboratórios de Água, Solo e Carbono é composto por sala de recepção de amostras, sala de balanças, sala de reagentes, sala de esterilização, sala de capelas, laboratórios de química do solo, de análise de água, de carbono, de ICP, de absorção atômica e espectrofotometria.
 
Laboratório de Química do Solo
 
Laboratório destinado ao preparo das amostras empregadas em estudos de fertilidade de solos, análises quantitativas e qualitativas da matéria orgânica do solo em sistemas naturais, agrícolas e florestais.
 
Laboratório de Análise de Água
 
Laboratório destinado às análises da qualidade da água tanto em laboratório quanto diretamente no curso dos rios/lagos. O laboratório será estruturado para realizar análises de resíduos de pesticidas e drogas veterinárias em matrizes biológicas e alimentos.
 
Laboratório de Carbono
 
Laboratório destinado à quantificação dos teores de carbono e nitrogênio (total, orgânico e respectivos isótopos) no solo e na biomassa vegetal.
 
Laboratório de ICP
 
Laboratório destinado à quantificação, em baixas concentrações, de nutrientes no solo e tecido vegetal usando a técnica de plasma indutivamente acoplado.
 
Laboratório de Absorção Atômica e Espectrofotometria
 
Laboratório destinado à quantificação de nutrientes no solo usando a técnica de absorção atômica.
 
Gestor
Rogério de Campos Bicudo – rogério.bicudo@embrapa.br
 
Equipe
Rodrigo Chelegão
 
 
Contato
laboratório.cpamt@embrapa.br
66 3211-4259