Bloco 4 – Laboratório de Biomassa, Fisiologia Vegetal e Plantas Daninhas

O Bloco 4 é composto por laboratórios de fisiologia vegetal, de biomassa e de plantas daninhas e ainda disponibiliza salas de apoio como: preparo de amostras, sala de balanças, sala de reagentes, sala de esterilização e sala de recepção de amostras.
Neste bloco são desenvolvidas atividades envolvendo as áreas de fisiologia vegetal, manejo de pastagens, biocarvão (Biochar), plantas daninhas, modelagem, crescimento e acúmulo de biomassa em sistemas agrícolas, caracterização e transformação tecnológica da biomassa para agregação de valor aos seus produtos.
 
Laboratório de Biomassa
 
Destinado ao estudo da qualidade da biomassa, neste laboratório são realizadas análises bromatológicas em forragens com finalidade energética ou produção animal tais como análise de fibras, extrato etéreo, digestibilidade in vitro, teor de lignina, poder calorífico, entre outros. Além disso, são realizadas análises da qualidade de ração para peixes e estudos envolvendo a espécie Castanha-do-Brasil.
 
Laboratório de Fisiologia Vegetal
 
O laboratório de fisiologia Vegetal conta com equipamentos para dar suporte às pesquisas envolvendo diversas espécies, principalmente perenes frutíferas e oleaginosas. Atualmente são realizadas medições de área foliar e coletas de dados fisiológicos a campo, tais como taxa fotossintética, fluorescência, condutância estomática, respiração, fluxo de CO2 no solo, teor de clorofila e medidores de dossel.
 
Laboratório de Plantas Daninhas
 
São realizados estudos de germinação de sementes de plantas daninhas como parte da biologia dessas espécies. Além disso, são conduzidos estudos sobre alelopatia para determinação do potencial alelopático de compostos provenientes de lixiviados de plantas, exsudatos do sistema radicular e de substâncias voláteis liberadas por plantas. 
 
Gestor
Fábio Peixoto Silva – fabio.peixoto@embrapa.br 
 
Equipe
João Carlos Magalhães
 
Contato
laboratório.cpamt@embrapa.br
66 3211-4260