·         Nome cientifico: Protium heptaphyllum

·         Nome popular: Almácega; Amescla; Almecegueira; breu-branco-verdadeiro (Amazônia) ; almecegueira-cheirosa; almecegueira-de-cheiro; almecegueira-vermelha; almecegueiro-bravo

·         Ciclo de vida: médio

·         Classificação cientifica

o   Classe: Dicotiledônea

o   Família: Burceraceae

o   Gênero: Protium

·         Ocorrência: Todo o Brasil em terrenos arenosos, úmidos ou secos. Planta Perenefólia, Heliófita, característica de floresta Latifoliada Semidecidua. É particularmente frequente em áreas Ciliares úmidas. Ocorre tanto tem matas primarias como em formações secundarias.

 

·         Texto geral da espécie: Altura de 10-20 m, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Folhas compostas pinadas de 2-4 jugas, com folíolos de 7-10 cm de comprimento por 4-5 cm de largura. Flores avermelhadas, reunidas em fascículos axiliares. Os frutos são capsulas deiscentes, com uma ou duas sementes envolta por arilo carnoso. A madeira é moderadamente pesada ( densidade 0,77 g/cm³), compacta, dura, revessa porém dócil ao cepilho, bastante elástica, de grande durabilidade quando em lugares secos.

 

·         Utilidade: A arvore proporciona boa sombra e apresenta qualidades ornamentais, podendo, por conseguinte, ser utilizada na arborização urbana e rural. Seus frutos são avidamente procurados por varias espécies de pássaros que comem o arilo adocicado que envolve as sementes. Por essa razão não pode faltar na composição das florestas mistas destinadas ao repovoamento vegetal de áreas degradadas de preservação permanente.

 

 

·         Período de florescimento: Floresce durante os meses de agosto-setembro. Os frutos amadurecem em novembro-dezembro.

 

·         Sementes e mudas

o   Obtenção de sementes: colher os frutos diretamente da arvore quando iniciarem a abertura espontânea, o que é facilmente notado pela exposição da semente envolta pelo arilo de cor branca. Em seguida deixa-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Devido a suculência do arilo que envolve as sementes é necessário uma secagem prolongada para poder armazena-las. Um quilograma de sementes secas contem aproximadamente 11.000 unidades.

o   Produção de mudas: A emergência ocorre em 15-25 dias e, a taxa de germinação geralmente é baixa.