·         Nome cientifico: Jacaranda copaia

·         Nome popular: Caroba; parapará; caroba do mato; caroba-de-flor-verde (MG, SP); Ipê-verde; caroba-brava; ipê-de-flor-verde; ipê-mandioca; ipê-da-varzea; aipê; cinco-chagas; ipê-mirim; ipê-pardo (SC), caroba-do-campo; carobinha-verde; jacarandá (RS)

·         Ciclo de vida: Longo

·         Classificação cientifica

o   Classe: Dicotiledônea

o   Família: Bignoniaceae

o   Gênero: Jacaranda

  • Ocorrência: Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas gerais e Goiás, na floresta Latifoliada Semidecidua da bacia do Paraná e, em menor frequência no oeste da Bahia e na Amazônia Ocidental em matas Ciliares. Também na América Central e Guianas. planta Decídua, Heliófita, seletiva Xerófita, pioneira, característica de formações vegetais abertas, como cerrados e cerradões. Sua ocorrência no interior da floresta primaria densa é rara. Prefere solos arenosos e pedregosos onde a drenagem é rápida.

Personagem Téo da cartilha "Uma aula no Sítio Tecnológico da Embrapa"

Texto geral da espécie: Altura de 6-12 m, com tronco de 30-40 cm de diamentro. Folhas compostas 5-digitadas, sustentadas por pecíolo de 15-20 cm. Folíolos de tamanhos variados (7-18 cm de comprimento). Leve a moderadamente pesada (densidade de 0,59 g/cm³), de tecido frouxo, pouco resistente ao apodrecimento quando em ambientes externos.

Utilidade: A arvore, pelo porte e forma incomum da copa, é ótima para o paisagismo, principalmente para arborização de ruas estreitas. Como planta pioneira não deve faltar no reflorestamento de áreas de preservação permanente.

·         Período de florescimento: floresce em mais de uma época do ano, porém com maior intensidade nos meses de dezembro-março. A maturação dos frutos ocorre principalmente no período maio-outubro.

·         Sementes e mudas

o   Obtenção de sementes: os frutos devem ser colhidos diretamente da arvore, quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixa-los secar ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Para evitar que o vento leve as sementes durante a secagem, cobrir os frutos com peneira. 1 kg de sementes contem aproximadamente 27.770 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é inferior a 4 meses.

o   Produção de mudas: a emergência ocorre em 15-25 dias e a germinação geralmente é superior a 60%. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando com 5-6 cm. O desenvolvimento das mudas é lento, ficando prontas para plantio no local definitivo em 5-6 meses.