·         Nome cientifico: Dipteryx odorata

·         Nome popular: Cumaru; Cumaru-ferro; cumarurana; cumaru-verdadeiro; cumaru-amarelo; cumaru-de-folha-grande; muimapagé; champagne; cumaru-do-amazonas; cumaruzeiro; cumbaru; cumaru-de-cheiro

·         Ciclo de vida: longo

·         Classificação cientifica

o   Classe: Dicotiledônea

o   Família : Fabaceae

o   Gênero:

  • Ocorrência: região amazônica, desde o Estado do Acre até o Maranhão, na floresta pluvial de terra firme e de várzea. planta Perenefólias, Ciófita, indiferente quanto as condições de solo, característica e exclusiva da floresta pluvial Amazônica. Apresenta frequência elevada, porem um tanto descontinua e irregular ao longe de sua ampla área de ocorrência. Ocorre preferencialmente no interior da mata primaria de terra firme. Produz anualmente abundante quantidade de sementes viáveis, amplamente disseminadas pela fauna.
  • Texto geral da espécie: Altura de 20-30 m, dotada de copa globosa. Tronco ereto e cilíndrico, de 50-70 cm de diâmetro. Com casca pouco espessa, rugosa e descamante em placas irregulares. Folhas alternas, alado-pecioladas, compostas imparipinadas. Folíolos alternos, em numero de 7-9, curto-peciolulados, coriáceos, glabros em ambas as faces e brilhantes na face superior, de 10-20 cm de comprimento e 4-8 cm de largura. Inflorescesncias em panículas terminais ferrugineo-pubescentes, com flores perfumadas. Fruto legume (vagem) drupáceo ovalado, fibroso e esponjoso, de superfície pubescente, contendo uma única semente. muito pesada (densidade 1,09g/cm³), dura ao corte, de textura fina a média, grã revessa, de resistência mecânica elevada e muito resistente ao ataque de cupins e de fungos apodrecedores.
  • Utilidade: As castanhas (sementes) são comestíveis e muito procuradas por roedores.

Personagem Téo da cartilha "Uma aula no Sítio Tecnológico da Embrapa"

·         Período de florescimento: Floresce todos os anos durante os meses de agosto-setembro. Os frutos amadurecem em janeiro-fevereiro.

·         Sementes e mudas

o   Obtenção de sementes: Colher os frutos no chão sob a planta-mãe logo após sua queda espontânea. Estes há podem ser utilizados diretamente para semeadura como se fossem "sementes", entretanto sua taxa de germinação geralmente é baixa. A retirada da verdadeira semente é uma operação bastante trabalhosa, entretanto é compensada pela sensível melhoria da taxa de germinação. 1 kg de frutos contem aproximadamente 83 unidades e 245 sementes verdadeiras.

o   Produção de mudas: a emergência ocorre em 3-8 semanas.