ultivado e consumido em todos os continentes, o arroz se destaca pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico tanto em nível econômico quanto social.

O arroz apresenta grande capacidade de adaptação a diferentes condições de solo e clima. São considerados dois grandes ecossistemas para a cultura: o de várzeas, irrigado por inundação controlada, mais comum na região Sul do Brasil, e o de terras altas, englobando o de sequeiro e com irrigação suplementar por aspersão, com predomínio na região Centro-Oeste do País. O arroz de terras altas é o mais representativo em número de estados, já quanto ao volume produzido, o arroz irrigado é o principal.

Arroz

Na Embrapa, as cultivares de arroz são desenvolvidas visando alta produtividade e qualidade de grãos aliadas a características de planta que contribuem para redução de custos da lavoura, aumento da rentabilidade do produtor e preservação do meio ambiente.

Dentre as cultivares desenvolvidas destacam-se características como alta produtividade, qualidade de grãos com potencial produtivo, moderada resistência às principais doenças, tolerância ao estresse hídrico, alto rendimento no beneficiamento.

Mais informações: 

Produtos, processos e serviços