Cultura do Maracujá

Personagem Neila da cartilha "Uma aula no Sítio Tecnológico da Embrapa"O maracujá possui 18 gêneros. O gênero Passiflora tem ocorrência em todas as regiões brasileiras. As espécies mais cultivadas são: a) maracujá-amarelo (Passiflora edulisf. flavicarpa), b) maracujá-roxo (Passiflora edulis Sims), e c) maracujá-doce (Passiflora alata)

Época de plantio: Quando irrigado, pode ser em qualquer época do ano.

O Brasil é o maior produtor mundial da fruta e exporta o produto sob a forma de fruta fresca, conservada e em suco concentrado. Os países europeus são os principais exportadores. No Mato Grosso, a produção de maracujá se concentra nos municípios de Terra Nova do Norte e Cláudia.

Atualmente, pesquisas são conduzidas no estado, com as cultivares desenvolvidas pela Embrapa, para avaliar as características agronômicas e a qualidade pós-colheita de frutos que são produzidos em alguns municípios.

As cultivares desenvolvidas pela Embrapa e incorporadas ao sistema produtivo da passicultura no Sítio Tecnológico BRS Gigante Amarelo, BRS Sol do Cerrado, BRS Pérola do Cerrado, BRS Rubi do Cerrado

Mais informações: www.embrapa.br/