Dirigentes

Foto de Celso Paulo de Azevedo

Chefe-geral

Celso Paulo de Azevedo

Celso Paulo de Azevedo é natural de Manaus, AM, graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná e licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas. É mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor do curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Amazonas, Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem do crescimento e produção, manejo de florestas nativas e plantadas, dinâmica e parcelas permanentes, recuperação de áreas degradadas e qualidade da madeira. Exerceu o cargo de Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Amazônia Ocidental de 6 de junho de 2006 até 17 de julho de 2017.

Currículo Lattes


Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Roberval Monteiro Bezerra de Lima

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Estatística, Matemática e Computação pela Universidade Aberta de Portugal (2010), mestrado em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1994), doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Pós-doutorado pela Techinische Universität Bergakademie Freiberg, Alemanha. Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, professor colaborador nos cursos de Pós-graduação Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal do Amazonas e do curso Ciências Florestais do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e professor titular da Universidade Paulista . Tem experiência na área de Estatística, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, plantações florestais, recuperação de áreas degradadas, florestas energéticas, métodos quantitativos e plantios florestais. É líder do grupo de pesquisa do CNPQ: manejo e silvicultura de florestas cultivadas, agrofloresta e sistemas agrossilvopastoris na Amazônia. Entre 1991 e 2016 participou de 25 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 5 destes. Atualmente participa em 5 projetos de pesquisa, sendo que coordena 1 destes. Foi assessor da Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento no período de 2005 a 2011 da Embrapa Amazônia Ocidental ; e exerceu o cargo de Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento substituto por período de 2 anos.

Currículo Lattes


Foto de Marcos Vinícius Bastos Garcia

Chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia

Marcos Vinícius Bastos Garcia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1993) e doutorado em Agricultura (Ecotoxicologia de Solo) - Rheinische Friedrich Wilhelms Universität Bonn - Alemanha (2004). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de pragas e ecotoxicologia de pesticidas no solo.

Currículo Lattes


Chefe-Adjunta de Administração

Nádima de Sá Rodrigues Campelo

Nádima de Sá Rodrigues Campelo é amazonense, graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam; especializada em Marketing para Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/SC; e mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. É analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 1979, lotada na Embrapa Amazônia Ocidental. De 1979 a 1990 foi responsável pela condução dos Setores de Patrimônio e Material, de Finanças e Contabilidade. Por largo período foi supervisora da Área de Operações Administrativas, que coordenava a ação de todos os setores de apoio administrativo da UEPAE de Manaus e da atual Unidade. De 1982 a 1989 conduziu, nos aspectos de planejamento, execução e controle administrativo-financeiro, as atividades do PDRI/Amazonas, Projeto de Desenvolvimento Rural Integrado do Amazonas, financiado pelo Banco Mundial, em estreito relacionamento institucional e operacional junto à Cepa/AM, Secretaria de Estado de Produção Rural e Emater/AM, como representante da Embrapa, com atuação em sete municípios do Amazonas e em inúmeras comunidades rurais. De junho de 1994 a dezembro de 1997 integrou o Comitê de Planejamento e Sistemas – CPS, da Unidade, responsável pelas atividades de elaboração do Plano Anual de Trabalho, de Relatórios Gerenciais; ações de desenvolvimento organizacional e de recursos humanos. Integrou Comissões e Comitês Locais e Corporativos como o de Coordenação do SAAD/RH – Sistema de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação do Trabalho Individual; de Seleção para avaliar candidatos ao cargo de Chefe-Geral da Unidade; da CAE – Comissão de Avaliação Estratégica para planejar e coordenar as atividades de revisão do I Plano Diretor da Unidade; de revisão e compatibilização do PDU da Unidade; e da Comissão Técnica do Macroprograma 5 – Desenvolvimento Institucional da Embrapa. Desde julho de 2006 ocupa o cargo de Chefe-Adjunta de Administração da Embrapa Amazônia Ocidental.

Currículo Lattes