Skip to Content

Apresentação

O Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia que tem o objetivo de capacitar profissionais da assistência técnica, extensão rural e pecuaristas em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais. As tecnologias são adaptadas regionalmente em propriedades que se transformam em salas de aula. Estas são monitoradas quanto aos impactos ambientais, econômicos e sociais no sistema de produção após a adoção das tecnologias.

Web Content Display

 

Balde Cheio no Brasil

Balde Cheio no Brasil

Relação de técnicos e Unidades da Embrapa que participam do programa.

Confira

Agenda de eventos

Agenda de eventos

Localize o evento mais próximo de sua região e programe-se para participar.

Confira

Vídeos


13/12/2018     
Mitos e Verdades - Balde Cheio
Duration: 2:48"   ¦   4196 Views
30/01/2019
Balde Cheio em Rondônia - Cabanha Venceslau
Duration: 6:21"   ¦   39374 Views
30/01/2019
Balde Cheio em MG - Estância do Vovô
Duration: 5:50"   ¦   15283 Views
30/01/2019
Balde Cheio na Bahia: Chácara Esperança
Duration: 6:20"   ¦   24343 Views


Entenda o Balde Cheio

A capacitação prática e a troca de informações acontecem, principalmente, na propriedade rural, chamada de unidade demonstrativa (UD) e a parte teórica do treinamento ocorre na Embrapa Pecuária Sudeste ou em áreas de instituições parceiras.

A partir da estruturação da propriedade com base nas orientações do projeto, a unidade demonstrativa passa a ser uma referência na região.

Uma das principais estratégias do Programa Balde Cheio são as parcerias efetuadas com diversos tipos de instituições públicas (órgãos de assistência técnica e extensão rural vinculados às Secretarias Estaduais de Agricultura, prefeituras, departamentos de agricultura municipais e instituições de ensino e pesquisa, instituições financeiras, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e privadas (cooperativas, laticínios, associações, federações de agricultura, Sebrae, instituições de ensino e pesquisa, profissionais autônomos).

O envolvimento de parceiras distintas entre diferentes elos da cadeia produtiva do leite confere ao projeto uma base sustentável e dinâmica, colaborando para a formação de uma rede de trabalho em que ocorre uma intensa troca de informações e de conhecimentos.

Em 2019, o programa Balde Cheio atendeu um total de 1609 propriedades em 468 municípios de 19 estados. Estão em capacitação 260 técnicos, que atuam em 326 Unidades Demonstrativas e 1283 propriedades.

Técnicos e pecuaristas interessados em participar do programa devem entrar em contato com o coordenador ou instituição responsável em sua região. Para saber mais, entre em contato por meio do SAC da Embrapa ou pelo telefone (16) 3411-5754.

Embrapa News Agency

Balde Cheio compartilha avanços durante capacitação técnica com a equipe da Serra Gaúcha

A segunda capacitação do Balde Cheio no RS, realizada neste semestre, trouxe...

Balde Cheio promove intercâmbio de produtores no Tocantins

O projeto Balde Cheio, que a Embrapa e vários parceiros desenvolvem em todo o país, tem como uma...

Capacitação entre técnicos e produtores do projeto Balde Cheio Sul da região da Serra tem ínicio

As primeiras reuniões on-line entre técnicos, produtores e pesquisadores, do...

Publicações

Em 2007, a primeira visita da equipe da Embrapa Pecuária Sudeste a Fazenda Sula (Nata da Serra), em Serra Negra (SP), revelou três fatos marcantes que...

Dentre os diversos Complexos Agroindustriais (CAI) no país, o CAI do leite se destaca pela variedade de produtos ofertados e por sua importância na di...

Listador de Projeto

The sustainability of rural properties consists of the dynamic balance of social, economic, environmental and management administration dimensions. Fo ...