01/10/18 |   Agroecology and organic farming  Water Resource Management

Gestão da água é destaque em curso de Pecuária Leiteira Orgânica

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Gisele Rosso

Gisele Rosso -

Produtores e técnicos que participam do curso de Pecuária Leiteira Orgânica conheceram um pouco mais sobre manejo ambiental. Durante o quarto módulo, que ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro, na Embrapa Pecuária Sudeste, um dos destaques foi o tema gestão da água.

O pesquisador Julio Palhares falou sobre a importância do manejo hídrico. Medidas simples, mas eficazes, podem contribuir para o uso mais eficiente dos recursos hídricos na produção de alimentos agropecuários. Segundo Palhares, deve-se adotar os 5 Rs na produção animal: reduzir o consumo de água, reutilizar os efluentes, recuperar a qualidade da água, reciclar a água em outros usos e reabastecer as fontes de água, preservando as nascentes, por exemplo.

Em sua apresentação, ele salientou que não existe gestão sem medição do consumo. É importante saber quanto está sendo consumido e onde estão os desperdícios para, assim, manejar a água de forma eficiente. “Além da melhor gestão da água na propriedade, o manejo hídrico é uma importante ferramenta para a preservação e conservação dos recursos naturais. É preciso que o produtor adote em suas rotinas práticas de produção hidricamente corretas para manter-se competitivo e fazer com que a produção agropecuária seja sustentável”, afirmou o pesquisador.

Julio Palhares destacou que conhecer a quantidade de água consumida pelo animal possibilita o produtor ou técnico avaliar o desempenho dos animais, as condições sanitárias e a eficiência hídrica da produção.

Durante visita ao Sistema de Produção de Leite da Embrapa Pecuária Sudeste, o grupo viu na prática algumas ações que podem ser implementadas para melhorar a gestão da água na fazenda, como instalação de cisternas para captação de água e de hidrômetros para medição o consumo e uso de fertirrigação.

Além do manejo ambiental, no início do quarto módulo, o pesquisador Artur Chinelato alertou aos participantes sobre a autenticidade do programa Balde Cheio, que leva tecnologias à assistência técnica em vários Estados do Brasil. Mostrou um saco de ração que usa o nome do projeto e orientou que, em caso de dúvidas sobre a participação de algum técnico no programa, que sejam consultados os supervisores regionais. O site do projeto tem a relação completa de quem faz parte.

No sábado (29), além de manejo ambiental, o chefe de Transferência de Tecnologia, André Novo, falou sobre produção de forragens e balanceamento de dietas.

O último módulo será nos dias 25, 26 e 27 de outubro, também em São Carlos, com discussões sobre genética, planejamento da propriedade e mercado. Serão instrutores André Novo, Marcelo Laurino, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, e Luiz Demattê Filho, da empresa Korin.

Ana Maio (Mtb/21928/SP)
Embrapa Pecuária Sudeste

Press inquiries

Phone number: (16) 3411-5734

Gisele Rosso (Mtb 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Press inquiries

Phone number: (16) 3411 5625

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/