29/10/19 |   Biotechnology and biosafety  Communication  Technology Transfer  Integrated Pest Management

Embrapa recebe estudantes na Semana Nacional de C&T

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Sandra Brito

Sandra Brito - Palestra sobre microrganismos, com ênfase em Bacillus thuringiensis e baculovírus, para controle da lagarta-do-cartucho

Palestra sobre microrganismos, com ênfase em Bacillus thuringiensis e baculovírus, para controle da lagarta-do-cartucho

Na 16ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019), a Embrapa Milho e Sorgo recebeu alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Franciscano Regina Pacis, de Sete Lagoas-MG. Eles vieram acompanhados pela professora de Geografia Isa Boratto, e pela orientadora Camila de Lourdes Alves Ribeiro.

A programação abordou o tema principal da SNCT 2019: “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.  Os alunos foram recebidos pela relações públicas Mônica Castro, que ministrou a palestra institucional “Bioeconomia, compromisso da Embrapa com a sustentabilidade”.

Em seguida, o pesquisador Ivan Cruz e o bolsista Fernando Mantouvane Lanza Souza, doutorando em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras, falaram sobre os aspectos teóricos e práticos do controle biológico de pragas.

Fernando explanou sobre o uso de microrganismos, com ênfase em Bacillus thuringiensis e  baculovírus, para controle da lagarta-do-cartucho (Spodptera frugiperda), uma praga que ataca as lavouras de milho e de outras culturas.

Já Ivan Cruz explicou como é feito o controle biológico de pragas por meio dos insetos benéficos, também conhecidos como inimigos naturais das lagartas e de outras pragas. Entre eles está a vespinha do grupo Trichogramma. “Esta vespa parasita os ovos de várias ordens de insetos e elimina a praga em seu primeiro estágio de desenvolvimento, para impedir danos à planta”, disse. Outros insetos benéficos incluem as joaninhas e as tesourinhas.

Ivan falou também sobre as profissões voltadas para a agricultura, como biólogo, engenheiro agrônomo, atividades profissionais ligadas ao meio ambiente, medicina forense e outras. “A entomologia possui um amplo mercado de trabalho. O profissional desta área pode se dedicar à pesquisa, ao ensino e até mesmo às atividades comerciais em biofábricas”.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de Controle Biológico com microrganismos e o Laboratório de Criação de Insetos, onde está instalada a biofábrica de Trichogramma.

A professora Isa Boratto comentou sobre a satisfação dos alunos em serem recebidos pela Embrapa. “Estamos estudando sobre a segunda revolução verde, que envolve o controle biológico, a questão da sustentabilidade no campo e a preservação do meio ambiente. Por isso, surgiu a necessidade de acrescentar informações sobre o ambiente científico e as diversas áreas de atuação dos profissionais”.

Isa ressaltou ainda que os alunos estão preparando um trabalho interdisciplinar que será concluído em novembro. “Dois grupos vão abordar as questões do meio ambiente e um vai falar sobre o controle biológico de pragas”.

16ª SNCT e Embrapa&Escola

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A finalidade da SNTC é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência & Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Na Embrapa Milho e Sorgo, a programação da 16ª SNTC integrou atividades do Programa Embrapa&Escola, que é uma ação que integra a Embrapa e as instituições de ensino, para aproximar cientistas, estudantes e professores e estimular nos jovens o interesse pelo conhecimento científico. São atividades que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um e destacam a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional.

Sandra Brito (MG 06230 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Press inquiries

Phone number: (31) 3027-1196

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/